De 19 a 24 de setembro, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a Semana da Árvore, que promoveu eventos para ajudar na conscientização ecológica da cidade. No total, cerca de 900 pessoas participaram da Semana marcada pelas comemorações do Dia da Árvore, 21 de setembro.
A Semana teve abertura no dia 19, com a 6ª Cavalgada do Meio Ambiente, que contou com a participação de 170 cavaleiros, amazonas e charretes. Os participantes plantaram mudas de árvores durante o percurso, às margens do ribeirão Anhumas. Os alimentos arrecadados durante o evento foram doados para ASSEVAS – Lar Infantil.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente realizou palestras durante toda a semana, com o tema “Ações que ajudam a crescer”, voltada para as questões ambientais, e a apresentação de uma peça teatral com o tema “Sítio do Pica Pau Amarelo – Salvando Árvores” para as escolas municipais e particulares. Foram atendidas em média 150 crianças por dia.
“Em tempo onde a natureza anda tão prejudicada, muitas pessoas esquecem a importância do Dia da Árvore. Este dia marca um novo ciclo para o meio ambiente, sendo um tempo para reforçarmos os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente, destacando a importância da árvore para a manutenção da vida e contribuindo para melhorar a nossa qualidade de vida”, disse Andriani Tavares, secretária de Meio Ambiente.
Além da função paisagística, as árvores e plantas protegem as lavouras contra o vento, diminuem a poluição nos grandes centros urbanos, fornecem sombra e frutos ao homem, transformam o gás carbônico em oxigênio, além de ajudar no desenvolvimento de animais. “Mais do que sabermos a importância de uma árvore é termos consciência da importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando uma muda e cuidado dela, para que se desenvolva”, finalizou Andriani.
Fonte: Secom-Itajubá