Essa semana cidade foi palco de diversos eventos que começaram no ultimo dia 11 e continuaram até esse final de semana. No final de semana anterior a este houve a Festa do Instituto Padre Nicolau simultaneamente ao início da Expo Itajubá que veio a terminar no sábado (18).
Ainda sim, o final de semana na cidade foi positivo graças ao excelente planejamento realizado com antecedência e que contou com a participação de todos os envolvidos, seja na organização ou segurança do evento, explica o Comandante do Setor Sul de Policiamento, Tenente Gabriel Felipe. Por parte da Polícia Militar, conta o comandante, o planejamento foi cumprido à risca.
Quanto à Lei Seca, as blitz continuam e foram realizadas neste final de semana preferencialmente como blitz itinerantes. No ultimo sábado uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante, pagando as devidas multas e uma fiança de 10 mil reais. As blitz itinerantes estão ocorrendo no intuito de barrar a prática que vinha crescendo de alertar sobre os locais nas redes sociais.
As mensagens nas redes sociais continuam apesar dos esforços da PM, no entanto, a dificuldade é maior, já que não é mais possível determinar com exatidão os locais das blitz. As operações podem ocorrer durante todo o dia e a presença da viatura não mais caracteriza a abordagem.
A respeito daqueles que participam desses grupos, o tenente explica que a Polícia está monitorando e gerando relatórios a respeito dos cidadãos que atrapalham o serviço da PM. Os relatórios estão sendo encaminhados para a Polícia Civil que irá localizar e intimar as pessoas envolvidas.
Mesmo que o acesso tenha sido feito em lan houses ou com e-mails falsos, a Polícia Civil tem condições de determinar a identidade da pessoa que participa daqueles grupos e enquadrá-la, inclusive, como compartida em crimes de homicídios, caso o motorista embriagado que cometeu o crime tenha recebido informações nos canais sociais. “Caso quem passou a informação tenha influenciado para a ocorrência daquele delito, ela pode ser autuada como compartista desse delito”.
Em resposta às mensagens dos moradores da Rua da Abolição, o Tenente Gabriel Felipe pede paciência, pois como já foi observado, a presença da Polícia no local só para o tráfico momentaneamente. Um trabalho de inteligência está sendo realizado para acabar com o problema de vez, com a identificação da origem da droga e de quem alicia os menores envolvidos e comanda o tráfico.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM