O I Seminário Interseccionalidade e Intersetorialidade de Saúde Mental do Alto Sapucaí será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Elétrica da Unifei, em Itajubá. O evento é gratuito e tem como objetivo promover o diálogo entre diversos setores da sociedade sobre as políticas públicas e as estratégias de fortalecimento da rede de atenção à saúde mental na região.
Participam da organização o coletivo Abraço de Luta, de Piranguinho, o curso de Psicologia da FACESM e a Pró-Reitoria de Apoio Estudantil da Unifei. À frente da iniciativa estão a vereadora e psicóloga Vanessa Batista, de Piranguinho, e a psicóloga e professora da FACESM Fabiana Sene.
Segundo Vanessa Batista, o seminário é um espaço pioneiro para discutir a saúde mental sob a ótica da justiça social, abordando temas como desigualdade, gênero, classe e raça. “A interseccionalidade vem falar sobre as opressões sociais que se inter-relacionam. Precisamos olhar para essas questões para avançar nas propostas em saúde mental”, destacou.
A programação inclui uma palestra com o psicólogo e professor da USP, Dr. Carlos Eduardo Mendes, que abordará o tema Interseccionalidade e Saúde Mental. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com as psicólogas Vanessa Batista, Fabiana Sene, Maria Freire (Unifei), e os representantes estudantis Davi Meloni (graduação) e João Pedro (pós-graduação).
Durante o evento, os participantes irão construir coletivamente uma carta-manifesto, que reunirá propostas e demandas regionais para o fortalecimento da saúde mental nos municípios do Alto Sapucaí.
Fabiana Sene destaca que o seminário busca pensar a saúde mental para além do tratamento clínico. “A ideia é compreender tudo o que mobiliza a comunidade e a sociedade no processo de adoecimento e de cuidado, promovendo uma construção coletiva de soluções”, explicou.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente por formulário disponível nas redes sociais do Abraço de Luta, de Vanessa Batista, de Fabiana Sene, e do curso de Psicologia da FACESM, ou ainda no local do evento, antes do início das atividades.

Por Redação, com informações de Fabiana Sene e Vanessa Batista