No próximo dia 24, Itajubá vai sediar um rico debate sobre produção científica, propriedade intelectual e inovação nas empresas. Na presença de ilustres convidados, como a coordenadora da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), Elza Fernandes Araújo; do diretor científico da Fapemig, José Policarpo de Abreu, e do representante do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual em Minas Gerais, Rafael Jardim Goulart, acontecerá o 2º Seminário sobre Propriedade Intelectual, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
O evento é realizado pelo Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (NITTE) da Unifei, sob coordenação do professor e diretor do Núcleo, Fred Siqueira Campos. “Vamos tratar de patentes, registros de marcas e capacidade inovativa das empresas, mostrando que estas são ferramentas que elevam a competitividade no ambiente econômico”, resumiu.
A programação inclui ainda abordagem sobre a política de financiamento no Estado de Minas Gerais em inovação, a aplicação da Lei Federal da Inovação e uma mesa redonda sobre interação da universidade com as empresas. Para o professor, esse será o momento de mostrar aos empresários que as pesquisas podem, e devem, ser compartilhadas em prol do progresso econômico. “Os processos inovativos são uma das bases do motor de desenvolvimento das economias nacionais. Uma sociedade que possui empresas que inovam torna economicamente desenvolvida e socialmente melhor”, finalizou Fred.
O evento começa às 8h, com credenciamento dos participantes no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (na Unifei) e segue até as 17h.
Fonte: Secom-Itajubá