O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal, do qual o SENAC é parceiro. Marilena Riêra Caridade, diretora do SENAC, explica que o país carece de mão de obra qualificada. Há uma grande dificuldade de se preencher vagas no mercado de trabalho porque o profissional não está preparado.
Diante deste panorama, o Pronatec se mostra como uma grande oportunidade ao aluno e, explica Marilena, é preciso que ele dê valor a essa oportunidade. Hoje o índice de evasão é muito grande e a família é muito importante no momento. O jovem precisa estar numa escola regular para participar do programa.
Para participar do Pronatec, o candidato tem que ser aluno da rede pública de ensino e estar cursando o Ensino Médio. Embora o aluno possa estar no 1º ano do Ensino Médio, o indicado é que ele esteja no 2º ou 3º ano, já que para receber o certificado do SENAC após comprovar a conclusão do Ensino Médio da escola pública.
Uma vez matriculado, já no primeiro dia de aula, o aluno vai receber um cartão para sacar semanalmente o valor de 2 reais/hora de aula por frequência ao curso. No período da manhã e tarde a carga horária é de 4 horas/dia, enquanto que no período noturno são 3 horas/dia. Todo material didático é fornecido pelo SENAC.
Há vagas para os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho (início previsto para outubro) e para os chamados cursos livres que envolvem os cursos de Recepcionista, Cuidador de Idoso, Manicure e Pedicure, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e Balconista de Farmácia, além do curso de Cabeleireiro (poucas vagas com início no próximo dia 12 de agosto). Os interessados devem se dirigir ao SENAC para preencher o Cadastro Reserva. Será feita uma triagem com os candidatos e a prioridade é dada por ordem de chegada.
Não há processo seletivo no Pronatec e os cursos têm duração média de 180 horas. O SENAC se localiza na Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, em frente ao Parque de Exposições e o horário de atendimento é das 8h às 22h.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM