Vinte soldados do 4º Batalhão de Engenharia de Combate concluem neste mês o curso “Administração de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares”, ministrado gratuitamente pelo SENAC Itajubá.
“Nosso objetivo é qualificar os soldados para o ingresso no mercado de trabalho – muitos deles saem do quartel sem nenhuma capacitação profissional”, disse o gerente da Unidade, Amarildo Fernandes.
O treinamento inclui desde relacionamento interpessoal, relações humanas, ética, cidadania, trabalho em equipe até questões como empreendedorismo e marketing – além da parte técnica do curso. De acordo com a instrutora do SENAC, Leonice Rocha, houve uma seleção por conta da grande procura dos interessados.
“Esse curso faz a diferença para eles. O mercado não exige só a parte técnica, mas, principalmente, um profissional preparado na área de humanas. Não adianta uma pessoa ser muito boa tecnicamente e não saber trabalhar em equipe, com cooperação. E é justamente isso que eu trabalho com eles: a estratégia de marketing, o ser empreendedor, essas técnicas administrativas”, destaca.
O cabo Marcelo Benedito Pereira conta porque resolveu se inscrever para a capacitação. “Estudo Ciências Contábeis e creio que esse curso do SENAC vai complementar meu ensino superior. Isso vai ser um algo a mais na hora de conseguir um emprego”, argumenta.
Já o soldado Alessandro Emanuel Monte Sião e Bento tem outro motivo para se especializar. Ele veio da cidade turística de Campos do Jordão e pretende voltar à terra natal preparado para administrar um hotel ou um restaurante, por exemplo.
“Estou gostando muito porque aqui posso ouvir opiniões e conversar com profissionais da área. O mais interessante até agora foi a parte de marketing, pois amplia nossa visão sobre o negócio. Aprendi como lidar com o cliente, como é importante a minha imagem pessoal e como devo administrar o empreendimento”, diz.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Hotel de Trânsito do Batalhão. O curso faz parte do Projeto “Soldado Cidadão” que visa oferecer formação cívica e profissional a pessoas que estejam cumprindo o Serviço Militar.
Fonte: Contexto