Algumas semanas atrás participei de um processo seletivo. As ofertas de trabalho eram ótimas: 12 horas semanais de dedicação, treinamentos, desenvolvimento em áreas relacionadas com mercados futuros, de opções, de derivados. Em suma, coisas relacionadas a bolsas de valores.
Logo fui fazer meu currículo. Mas, o que colocar neste currículo? Recorri à ajuda dos “universitários”. Pesquisei mais a respeito da instituição e criei um currículo direcionado para ela. Acho que gastei dez minutos para preencher as questões relacionadas à experiência profissional e em áreas práticas. Mais uns dez minutos para atividades voluntárias. “Perfeito, com um currículo deste só sendo doidos para não me aceitarem!”
Entreguei o currículo no local de inscrição. Fui chamado para a entrevista. Agora era hora de mostrar porque eu deveria entrar na organização. Preparei-me e fui à luta.
O entrevistador fez as perguntas de praxe: Qual seu objetivo ao ingressar no grupo? Por que você escolheu esta instituição? A entrevista saía como o esperado. Entretanto ocorreu uma pergunta que estava fora dos planos: “O serviço não é remunerado, sem flexibilidade de horários. Você está ciente disto?”
Realmente não estava totalmente ciente, mas estava muito interessado em ingressar no programa, independente de ser ou não remunerado. “Sim, estou ciente”.
A última pergunta veio logo em seguida: “O que garante a sua permanência em um trabalho voluntário não remunerado?”
Achei a pergunta um tanto quanto repetitiva, mas me levou a refletir. Trabalho não remunerado? Por que não remunerado? O que leva alguém a trabalhar voluntariamente? De certo, dinheiro não é. Sombra e água fresca? Também não. A oportunidade de desenvolver e como impactar positivamente o ambiente? Desenvolvimento pessoal? A chave para uma boa resposta estava aí. No trabalho voluntário você SEMPRE ganha! Ganha no sorriso de uma criança, no desenvolvimento de uma comunidade, no desenvolvimento pessoal, interpessoal, agrega valores além de ter um grande diferencial curricular – e no momento de responder certas perguntas em entrevista de estágio, trainess e emprego.
A respeito do estágio?! Chamaram-me para trabalhar no grupo. Atualmente trabalho mais que doze horas semanais.