Em solenidade ocorrida nesta quarta-feira, 16 de Agôsto, com a presença de autoridades civis e militares, foi apresentado o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).
O SEEU é o novo sistema do Conselho Nacional de Justiça, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, que permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional.
O sistema permite um trâmite processual mais eficiente e proporciona a gestão confiável dos dados da população carcerária do Brasil. Tudo isso por acesso direto pelo computador ou smartphone.
São vários benefícios para a Justiça brasileira!
. Visualização em uma única tela de informações como: processo, parte, movimentações e condenações;
. Detalhamento do cálculo de pena, com explicitação de frações e agendamento automático dos benefícios previstos na Lei de Execução Penal;
. Acompanhamento eletrônico dos prazos de progressão, oferecendo em tempo real o quadro das execuções penais em curso;
. Pesquisa com indicativos gráficos para demonstrar a situação do sentenciado;
. Produção de relatórios estatísticos que podem fomentar a criação de políticas públicas.
Para Dr. Fábio Marchello, juiz da Vara Criminal de Itajubá, o sistema elimina de vez o papel e elimina os prazos processuais mortos, que é o tempo perdido no trâmite burocrático.
“Isso propicia que os benefícios dos senteciados sejam apreciados em tempos mais rápidos, evitando que a pessoa fique encarcerado de forma desnecessária, além do prazo legal”, explica o juiz.
A solenidade contou com a presença do Desembargador Octávio Augusto de Nigris Boccalini que já atuou na comarca de itajubá. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor do Fôro, o juiz da Vara Especial, Dr. Luiz Fernando Rennó.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM