A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica laica de voluntários, homens e mulheres, dedicada a oferecer ajuda pessoal a todos com necessidades. A sociedade atende as pessoas nas suas residências (Conferência) e também dispõe de casas (Obras Unidas) para recepção e cuidado de idosos e pessoas carentes.
O professor Roberval Rymer, presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, explica que as Conferências normalmente trabalham com famílias assistidas. Ele conta que essas famílias são cadastradas na organização e dois vicentinos fazem visitas semanais, levando cesta básica e apoio espiritual. O objetivo é resgatar a cidadania e fazer com que aquelas pessoas possam ser incluídas na sociedade, procurando conhecer os filhos e ingressando as mesmas na religião.
As Obras Unidas em Itajubá hoje são três e estão localizadas no bairro Cruzeiro, Vila Vicentina e São José Operário. Esse trabalho é realizado com pessoas com mais de 60 anos e as casas funcionam como um condomínio, onde os assistidos se alimentam e fazem trabalhos recreativos juntos.
Rymer explica que essas pessoas recebidas nas Obras Unidas normalmente precisam de uma atenção especial e as casas foram montadas de maneira a oferecer toda a estrutura necessária para isso. Lá os idosos recebem alimentação e toda assistência médica e hospitalar necessárias.
Para levantar fundos e manter essa obra funcionando, a SSVP está terceirizando bingos e promovendo eventos beneficentes. O Jantar Dançante da sociedade irá acontecer neste dia 6 de setembro no Buffet Casa Grande. De toda renda arrecadada, 50% será destinado à Vila Vicentina.
O evento contará com uma banda e o cardápio inclui salada, espaguete, canelone de presunto e queijo, lagarto ao molho madeira e arroz. Convites à venda na secretaria da Vila ou pelo telefone (35) 3617 0898.
A SSVP também está recebendo doações, principalmente de arroz, feijão, café, açúcar e leite. Mais informações e contato pelo telefone (35) 3617 0898.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM