A startup itajubense ArborizAI vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional ao unir tecnologia e sustentabilidade na gestão de áreas verdes. Dirigida por Renan Kamimura, a empresa — incubada na Incit — é uma Green Tech com foco em arborização urbana e gestão digital do patrimônio arbóreo, utilizando inteligência artificial e ciência de dados.
O objetivo da ArborizAI é modernizar e tornar mais eficientes os processos de inventário florestal em áreas urbanas e rurais. A ferramenta desenvolvida em parceria com pesquisadores da Unifei, permite realizar o mapeamento e a análise de árvores utilizando apenas um celular. Fotografias são interpretadas por inteligência artificial para quantificar carbono, avaliar riscos estruturais e gerar dados ambientais detalhados.
Com essa inovação, a equipe conquistou o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e no Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana, reconhecimentos que colocam Itajubá em evidência no desenvolvimento de tecnologias verdes.
Além de colaborar com prefeituras na gestão de áreas verdes (modelo B2G), a ArborizAI também atua com empresas e produtores rurais (modelo B2B), desenvolvendo projetos voltados ao mercado de carbono, estimando estoques de CO₂ e viabilizando pagamentos por serviços ambientais. A tecnologia tem potencial para ampliar políticas públicas de arborização, mitigar riscos causados por eventos climáticos extremos e gerar oportunidades econômicas sustentáveis.
Para mais informações e parcerias, o contato da ArborizAI é pelo telefone (73) 99835-0114.
Por Redação, com informações de Renan Kamimura