A Superintendência Regional de Ensino atua com a educação básica, ou seja, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trabalhando com 45 escolas estaduais distribuídas em 21 municípios. São mais de 25 mil alunos e aproximadamente 3 mil professores sob sua responsabilidade. Ela se coloca como mediadora entre estado e municípios, oportunizando uma educação de qualidade.
Reclamações referentes a escolas que não têm aulas, professores ausentes e o atual incidente com a exoneração do diretor da Escola Estadual Major Pereira passam pela superintendência. O Professor Wagner Alexandre de Oliveira, Superintendente Regional de Ensino, explica que é obrigação do professor, dentro do possível, comunicar com antecedência sua ausência para que a escola se organize para atender os alunos. As escolas têm por obrigação cumprir os 200 dias letivos, portanto, em caso de ausência é preciso que seja feita a reposição.
O Estado de Minas vem trabalhando numa política muito forte na educação e existe uma serie de responsabilidades, a maior delas, com a aprendizagem. A escola só se justifica se ela dá condições aos alunos de aprender e é por esse motivo que o diretor tem que obrigatoriamente ser professor.
No último dia 7 de agosto, houve em todas as escolas do estado de Minas Gerais uma orientação para realização do dia D, um dia em que os professores se reúnem para discutir a pratica educacional e qual a proposta para o trabalho pedagógico. Esse dia é muito importante e as instituições foram avisadas para priorizar o dia.
A Secretaria então envia para as Superintendências alguns servidores do Órgão Central para acompanhar o dia D nas regionais. Houve um servidor em cada escola estadual para acompanhar os trabalhos.
No caso da Escola Estadual Major Pereira, o dia D estava previsto para começar 8h, mas só se iniciou às 13h30 quando deveria começar a se discutir as práticas e os resultados educacionais, o que não aconteceu segundo os relatos da servidora que lá estava presente. Como o dia D não aconteceu nos conformes, a situação foi levada à Secretária de Educação que decidiu sobre a necessidade de exoneração do diretor por descumprimento do termo de compromisso que ele assumiu com a escola.
O termo de compromisso é assinado pelo diretor quando assume a direção da escola e como não foi cumprido, foi determinada pela Secretaria de Educação a exoneração que foi acatada pela Superintendência Regional de Ensino.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM