O surto de Febre Amarela no país deixou os brasileiros em alerta nos últimos meses mas felizmente esta situação se encontra mais controlada. O coordenador da Faculdade Wenceslau Brás, Gustavo Tomazini, comenta que a vacinação preventiva é um dos fatores que contribuiu para a redução do número de casos da doença no estado. A partir do 9º mês de idade, em Minas Gerais, as crianças já podem ser vacinadas contra a Febre Amarela, o que garante maior controle da proliferação da doença.
“Os fatores que levam uma doença a ser uma doença emergente são muitos. A gente pode citar a taxa de crescimento populacional, degradação do meio ambiente e a resistência à antibióticos como alguns dos fatores que devem ser levados em consideração quando pensamos no ressurgimento de uma doença”, comenta o Coordenador da Faculdade Wenceslau Brás, Gustavo Tomazini.
“Isso é um fato científico. Como já apontado por Darwin há 150 anos, é a seleção natural que faz com que inseticidas percam seu potencial em combater as espécies”, explica Gustavo Tomazini. O especialista acrescenta ainda que os inseticidas não são específicos, ou seja, eles não são capazes de matar apenas um tipo de inseto e acabar por afetar a vida de demais insetos presentes no ambiente.
Na entrevista completa o especialista esclarece algumas dúvidas sobre as doenças, a prevenção e os fatores que contribuem para a reprodução dos vetores que transmitem doenças.
Você também pode entrar em contato com aFaculdade Wenceslau Bráspara agendar palestras informativas para escolas e empresas.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM