O objetivo do programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá é a redução do uso de cigarro, sendo intenção a cessação do seu uso e consequente melhoria na qualidade de vida. Uma das coordenadores do programa é a enfermeira e psicóloga Magna Santos Costa e ela explica que o programa é do Governo Federal e foi abraçado pela secretaria de Minas e repassado à secretaria municipal.
A prefeitura de Itajubá decidiu aderir ao programa e conta hoje com uma equipe especifica para o programa. O tabagismo é uma doença e a pessoa sofre muito preconceito, muitas vezes sendo vista como alguém sem força de vontade ou vergonha. É preciso mudar a visão da sociedade, o tabagismo gera dependência física, psicológica e comportamental e é uma doença reconhecida.
Como doença, o tabagismo merece tratamento e como ele gera dependência nas três esferas, o tratamento é feito na parte física para tratar a dependência química, com o trabalho do médico e o tratamento da parte psicológica e comportamental, tratada com o auxilio do psicólogo e das enfermeiras.
Todo fumante que deseja parar de fumar deve buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e realizar sua inscrição no programa. Com o apoio da prefeitura mais duas equipes serão capacitadas, no entanto, até o momento, uma equipe formada pela psicóloga Magna Santos Costa e um medico percorre os bairros.
Para o tratamento psicológico e comportamental são formados grupos de no máximo 15 pessoas que fará 6 sessões onde será trabalhada essa parte. Depois desse tratamento, a pessoa passa para um medico que fará uma avaliação e receitará a medicação adequada, distribuída pelo SUS. As sessões são semanais e apenas após elas a dependência química começa se tratada.
O objetivo das sessões é mudar os hábitos daquelas pessoas. A dependência psicológica e comportamental é muito mais forte que a física, ao contrario do que imaginam a maioria das pessoas. A recaída é normal e o programa está aberto para atender quantas vezes forem necessárias. Todo o tratamento é gratuito e é aberto a todos que desejam deixar o vicio.
O contato é feito através das UBSs.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM