A Asthon Tecnologia, startup incubada na INCIT de Itajubá, vem se destacando no cenário nacional pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para gestão de crises climáticas. A empresa, dirigida por Vitória Baratella, criou um sistema de monitoramento hidrológico e ambiental que já cobre cinco bacias hidrográficas, incluindo regiões no Sul de Minas e em Santa Catarina.
O sistema foi premiado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por sua contribuição na prevenção de desastres naturais. Ele monitora o nível dos rios, a quantidade de chuva e emite alertas em tempo real para prefeituras, Defesa Civil e população, mesmo em áreas remotas.
Toda a estrutura nasceu dentro da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em parceria com o Laboratório de Telecomunicações e a incubadora Incit. O primeiro protótipo foi instalado no Ribeirão José Pereira, em frente à universidade, há pouco mais de dois anos e meio. Hoje, a rede conta com 25 pontos de monitoramento em Itajubá, operando com inteligência artificial para prever enchentes com horas de antecedência.
Além das inundações, a Asthon está lançando novos módulos:
Um dos grandes diferenciais é que todo o sistema é acessível gratuitamente à população, por meio de dois canais principais:
“O objetivo é unir tecnologia de ponta com o trabalho das defesas civis, oferecendo uma plataforma simples, eficiente e gratuita para os municípios e a população”, destacou Vitória Baratella.
Para sugestões ou contato com a Asthon Tecnologia, o público pode enviar mensagens para (11) 97563-5251. Muitas das melhorias no sistema surgiram justamente a partir da colaboração direta de usuários e órgãos locais.
Por Redação, com informações de Vitória Baratella