Os quatro temperamentos são:
O NERVOSO – O SANGUINEO – O BILIOSO – O LINFÁTICO
O temperamento nervoso ou colérico tem traços de sanguíneo e de bilioso, seus dois adjacentes, porém não tem traços de linfático, seu antagônico ou oposto. Tem grande energia e grande excitação e liga-se ao elemento fogo, por isso é o temperamento dos líderes, chefes e dirigentes em geral.
O temperamento sanguíneo ou pletórico tem traços de nervoso e de linfático, porém não tem traços de bilioso, o seu oposto. Tem pouca energia e pouca excitação e liga-se ao elemento ar. É o temperamento das pessoas que querem fazer muitas coisas e se interessam por tudo, não tendo, no entanto energia suficiente para conseguir seus intentos.
O temperamento linfático ou fleumático tem traços de sanguíneo e de bilioso, porém não tem traços de nervoso, o seu oposto. Tem pouca energia e pouca excitação e liga-se ao elemento água. É o temperamento dos tranqüilos que só querem viver com mínimo esforço.
O temperamento bilioso ou melancólico tem traços de nervoso e de linfático, porém não tem traços de sanguíneo, o seu oposto. Tem energia e pouca excitação e liga-se ao elemento terra. É o temperamento dos introvertidos, dos sofredores que vivem dentro do seu grande mundo interior.