A terceirização é uma política de governos liberais ou neoliberais, em que a economia dita as regras. As experiências mundiais demonstram que onde houve terceirização não deu certo. A ideia é ampliar o mercado de trabalho para novas contrações, mas não se pode pensar apenas nesse aspecto.
Para o Dr. Sérgio Henrique Salvador, especialista em direito previdenciário, a terceirização não trará nada de benefício ao país. Ela é combatida pela literatura jurídica e pela Justiça do Trabalho por ser contra os direitos sociais, trazendo uma ideia de precariedade da contratação.
Ao invés de ampliar o mercado de trabalho, com a terceirização os problemas trabalhistas aumentarão na escala de 40%. Funcionários serão discriminados e a empresas não procurará mais mão de obra especializada, podendo terceirizar uma mão de obra para todas as suas finalidades.
Toda essa situação se reflete na Previdência, uma vez que a contribuição será menor ou não existirá. Infelizmente, ao invés de ouvir o que tem a dizer a sociedade, o Governo já decidiu sobre isso nesta segunda-feira (27), com o projeto de 1998 sendo sancionado pelo presidente Michel Temer.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM