A Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio especializado da Secretaria Municipal de Informática, implantará, na próxima semana, receptores GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) em 30 veículos da frota de transporte escolar, objetivando garantir a qualidade do serviço oferecido.
Os aparelhos GPS permitirão saber a localização, velocidade e tempo de tráfego dos veículos via satélite, durante 24 horas por dia, sob quaisquer condições climáticas e em qualquer ponto do globo terrestre. “Não estamos comprando apenas aparelhos de GPS. Está sendo contratado também um serviço e um software que gerencie as rotas e dê relatórios precisos sobre várias situações em que os veículos poderão se encontrar”, enfatizou o Secretário Municipal de Informática, Sandro Juliano Lima Sales.
A empresa vencedora da licitação, BLC Indústria e Comércio, desenvolveu um trabalho de cadastramento prévio das escolas municipais – urbanas e rurais, a fim de traçar rotas mais inteligentes para os veículos, gerando um serviço mais econômico e eficaz. “Em pesquisa que fizemos junto a outras Prefeituras que têm esse projeto implantado, percebemos que seria muito benéfico traçar os dados das escolas e propriedades mapeados para a eficiência do serviço e controle da frota”, completou Sandro.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Ariércio Martins Ramos, o sistema permitirá o controle efetivo de todos os veículos, principalmente no perímetro rural. “O programa está abastecido com todos os dados de latitude e longitude indexados aos nomes das propriedades e escolas rurais, o que permitirá ao gestor da frota o melhor aproveitamento de todos os roteiros realizados, bem como a conferência dos destinos percorridos na coleta de alunos, com seus respectivos horários de entrada e saída de sala de aula”, comentou o Secretário.
Projeto semelhante foi implantado na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (MG), que investiu mais de R$ 300 mil no desenvolvimento desta solução, contando atualmente com mais de 280 veículos monitorados ao valor unitário de R$ 190,00 por mês. Em Itajubá, foi investida a quantia de R$ 42.465,00 para a aquisição dos 30 equipamentos que serão embarcados nos veículos, responsáveis pela transmissão dos dados. Para a implantação do sistema de software e de um microcomputador, o valor pactuado foi de R$ 23.535,00, totalizando um investimento de R$ 66 mil.
O programa que gerenciará o GPS também deverá estar preparado para a apresentação de aerofotogrametria digital, que permitirá a apresentação instantânea de uma foto do local onde o veículo se encontra.
Fonte: SECOM