A movimentação internacional recente que consiste na corrida presidencial americana e também a saída do Reino Unido da União Europeia pode afetar e muito o Brasil, principalmente nesse momento de fragilidade econômica. Os países envolvidos são parceiros comerciais importantes e a economia brasileira está intimamente ligada tanto aos Estados Unidos quanto à UE.
O Brasil no presente momento precisa encontrar uma saída para que possa estabilizar a economia e então retomar o crescimento. Como a demanda do mercado interno está bastante reprimida pela situação ruim da renda, essa saída envolve o comércio exterior e por conta disso a turbulência internacional pode se tornar um problema. A única válvula de escape do país está bloqueada.
Existe o risco de protecionismo por parte da economia internacional, entretanto o maior destaque é que existe uma grande incerteza. Pontualmente pode haver até vantagens para o Brasil, mas a médio e longo prazo incerteza significa encolhimento dos negócios.
Para o brasileiro cabe cuidar da casa e deixar tudo arrumado para que de fato uma recuperação possa acontecer. O cenário internacional pode não ser favorável, mas depende do Brasil se reerguer.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM