Com 248.879 novos assinantes, o Brasil chegou a agosto de 2010 com 8.849.068 domicílios com TV por Assinatura. O crescimento observado representa uma evolução de 2,9% em relação à base de assinantes de julho. No ano, o setor acumulou um crescimento de 18,4%. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para mais de 29,2 milhões de brasileiros.
Os serviços de TV por Assinatura são prestados por sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: meios físicos (TV a Cabo – TVC), microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais – MMDS) e satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite – DTH).
Em agosto de 2010, os serviços via satélite cresceram 4,3% ante uma evolução de 3,8% em julho. Em seguida, houve maior crescimento no total de assinantes que recebem os serviços via TV a Cabo. Essa categoria cresceu 2,1% em agosto, apresentando uma evolução em relação aos 0,9% registrado no mês anterior. Por outro lado, as prestadoras de MMDS, perderam 1,4% de sua base de assinantes no mesmo período.
Apesar da expansão dos serviços via satélite, a TV a Cabo continua na liderança no País.Em janeiro deste ano, os serviços de DTH representavam 37,4% enquanto os serviços prestados via TV a Cabo eram 57,9% dos serviços de TV por Assinatura. Ao fim de agosto de 2010, a participação dos serviços via satélite atingiu 42,8% da base e os a cabo passaram a atender 53,5% dos assinantes.
Norte e Nordeste cresceram mais em um ano
Seguindo uma tendência recente, as regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. Na região Norte houve crescimento de 62,0%, em um ano, e, em seguida, o maior crescimento foi para a região Nordeste, com 40,8%.
Consequentemente, as 10 unidades da Federação que apresentaram maior crescimento percentual nos últimos 12 meses pertencem às regiões Norte e Nordeste. As principais são Amapá e Roraima.
O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul (20,0%), acompanhada pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.
Na avaliação da Anatel também ganhou destaque o estado da Bahia, que, além de ocupar o sétimo lugar em crescimento anual, ficou em primeiro lugar entre as unidades da Federação que mais cresceram em agosto de 2010 – com aumento de 5,1% em relação ao número assinantes de julho.
A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na visão “Informações Técnicas”, item “TV por Assinatura”, “Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil”.
O “Panorama dos Serviços de TV por Assinatura” – com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos – também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.
Fonte: Anatel