• Agenda Agenda
  • Artigos Artigos
  • Painel de Empregos Painel de empregos
  • Telefones Úteis Telefone Úteis
  • Podcast Podcasts
  • Busca Busca
  • Nosso Site
    • Quem somos
    • Conexão na Panorama
    • Mural de recados
    • Fale conosco
  • A Cidade
    • História
    • Dados demográficos
    • Fotos
    • Vale a pena visitar
  • Oportunidades
    • Outras ofertas
    • Envie sua oferta
  • Parceiros
    • Reclamações Procon
    • TamanduáTI
Buscar no Conexão Itajubá
  • Home
  • Artigos Crônicas do Professor Ronaldo
  • Um óbvio no mundo empresarial, mas não para o futebol

Um óbvio no mundo empresarial, mas não para o futebol

Publicado por Prof. Ronaldo Abranches em 07/03/2016
A Atual administração do Flamengo, assumiu o clube com a maior dívida entre todos os clubes Brasileiros. Algo em torno de R$400 milhões, com cerca de 500 ações trabalhistas em processo. O clube conseguiu construir um rótulo de mau pagador tanto a atletas como a fornecedores.

Durante três anos o setor financeiro foi o protagonista desta gestão. O clube buscou fazer o que as grandes e competitivas empresas fazem para crescer e fortalecer suas marcas.

O clube organizou uma frente para reduzir seu passivo criando um conselho gestor da dívida, sendo que a primeira etapa foi implementar um forte controle fiscal, reduzindo drasticamente seus gastos e renegociando com seus credores. No orçamento de 2014, o Flamengo destinou 87 milhões para pagamento de dívidas.

O clube que detém a maior torcida do Brasil, também teoricamente tem o maior mercado á ser explorado para obtenção de receitas.

Acreditando nisso, a outra frente foi aumentar as receitas através do desenvolvimento de novos parceiros para divulgar suas marcas através de espaços publicitários e um programa audacioso de crescimento do número de sócios torcedores. Isto possibilitou melhorar o fluxo de caixa de curto e longo prazo.

Agora no início de 2016, o Clube prepara uma das mais importantes campanhas para que os torcedores rubro negros faça um cadastramento de suas informações no clube. Será a mais inteligente pesquisa realizada pelo clube em toda a sua história.

Com o nome de censo Rubro Negro, o projeto pretende mapear os hábitos de consumo de seus torcedores, pois não adianta ser a maior torcida do país se você não souber quem é ela. Conhecer quem é seu cliente é o princípio básico de qualquer negócio.

Quem conhece um pouco de administração deve estar pensando que tudo que descrevi é óbvio nas ciências da administração, mas isto não é uma realidade para a gestão dos clubes de futebol no Brasil. O Flamengo está revolucionando a gestão sem fazer qualquer inovação, simplesmente fazendo o óbvio.

Pelo menos essa é a minha opinião!

Compartilhar

Artigos Relacionados

01/12/2025

EM CADA CANTO DO BRASIL UM CANTO: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!


Leia mais
24/11/2025

23 DE NOVEMBRO DE 2019: SEIS ANOS DE UM VERDADEIRO PORRE FAMILIAR DE FELICIDADE.


Leia mais
17/11/2025

FLAMENGO 130 ANOS GERANDO UM SENTIMENTO MÁGICO E  INEXPLICÁVEL


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

Conexão Itajubá

  • Quem somos
  • Agenda
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Conexão Itajubá
  • Quem somos
  • Notícias
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Anuncie
  • Assine o newsletter
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Privacidade e Termos
  • youtube
  • spotify
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • instagram
©2005-2025 CONEXÃO ITAJUBÁ - Hospedado por Tamanduá TI
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de Empregos
  • Telefones Úteis