Pontos corridos é sem duvida a mais justa, pois somente é campeão aquele time que ao longo das 38 rodadas chega ao final com a maior quantidade de pontos.
Mas há controvérsias principalmente quando o critério é a geração de emoções e consequentemente de apelo de público pagante. Por pontos corridos não há decisões.
O grande risco na formula de pontos corridos é a possibilidade de um time disparar na frente, perdendo em competitividade. Neste caso as emoções ficam somente na parte de baixo da tabela entre os clubes que desesperadamente tentam não cair para a segunda divisão, e entre os três clubes que classificarão para a sonhada Taça Libertadores da América.
É muito pouco para um campeonato extenso com 38 rodadas onde está a elite do futebol brasileiro.
Por isto, o jogo de ontem entre Cruzeiro e São Paulo foi encarado com muita expectativa por todos, pois o Cruzeiro que já chegou a ter oito pontos de frente em relação ao segundo colocado do Campeonato e com isto pode gerar uma melancolia em relação a possibilidades de títulos por outro clube.
O São Paulo após o repatriamento de Kaká, iniciou uma arrancada e com a vitória de ontem aproximou do Cruzeiro agora com apenas quatro pontos de diferença.
Portanto, que me perdoe os cruzeirenses, mas para o bem do campeonato brasileiro, esta derrota de ontem fez um bem danado ao brasileirão.
Resta saber qual será o comportamento do Cruzeiro após esta derrota que não acontecia a doze jogos e agora estará sofrendo uma maior pressão para se manter na liderança.
Mais emoção é tudo que o campeonato precisa. Afinal, este é o produto que está à venda.
Pelo menos essa é a minha opinião!