Por Prof. Ronaldo Abranches/Crônicas do Professor Ronaldo
O Brasileirão chegou em sua 19º rodada, ou seja na metade de um campeonato de 38 rodadas. A rodada deste final de semana, teve a partida entre Flamengo x Santos que chamava muito a atenção de todo o Brasil. Mas essa expectativa não seria apenas por ser um jogo em que estariam se confrontando o líder contra o vice líder com apenas dois pontos de diferença, ou seja disputando um virtual campeão do primeiro turno. Como a CBF não prevê premiação para quem chega na frente no primeiro turno, na prática valia somente a soma de pontos do campeonato, e por isto foi chamado de virtual.
Mais 19 rodadas ainda serão jogadas até o dia 12 de dezembro, onde há espaço para muitas mudanças acontecerem. A expectativa deste jogo estava sim em relação a maneira e postura de ambos os times. Tanto Flamengo como Santos possuem técnicos estrangeiros e ambos montam esquemas táticos mais audaciosos, em que valorizam a posse de bola e a busca do gol com intensidade. Ambos valorizam o futebol mais vistoso.
O palco desta partida não poderia ser outro que não fosse o templo do futebol brasileiro, o gigante do Maracanã. A torcida do Flamengo que já está extasiada com a atual campanha do time, esgotou os ingressos com antecedência e fez aquela festa de cores e muita vibração.
Em campo, um grande jogo. O Flamengo mantendo sua tradição de maior posse de bola, mas com dificuldades de arremessos em função da forte marcação do Santos.
Este grande jogo ficou ainda mais marcado pela pintura do gol de um cara que está vivendo um momento mágico: Gabigol. Fazendo valer a “síndrome do ex” ao marcar contra seu ex clube. É impressionante o desempenho do artilheiro neste ano. Valeu pelo momento magico, mas muita água ainda vai passar por baixo dessa ponte.
Assim, nesta decisão virtual, a festa e a paixão foi muito real.
Pelo menos essa é a minha opinião!