No ano passado nesta mesma rodada, a diferença entre o ultimo colocado e o primeiro fora da zona de rebaixamento era também de quatro pontos. A coincidência não para por ai, dos quatro rebaixados, três estavam na zona (Criciúma, Bahia e Botafogo) sendo o Vitoria que também foi rebaixado era o primeiro time fora da zona.
Muitos já consideravam o Vasco rebaixado para a segunda divisão e após uma recuperação improvável o Vasco conseguiu sair da ultima colocação, mas neste sábado com a vitória do Joinville sobre o Figueirense ele voltou a acender a luz da lanterna.
Só que agora existe uma diferença muito grande em relação à situação do Vasco quando estava nesta mesma posição do campeonato. Agora ele está somente a quatro pontos do primeiro time fora da zona de ebaixamento. Isto significa uma vitória e um empate. O grande drama é que faltam apenas sete rodadas para o final do campeonato. Dos sete jogos que o Vasco terá pela frente, quatro estão brigando na parte de cima da tabela (Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Santos) e dois estão brigando diretamente com o Vasco para fugir do rebaixamento (Joinville e Curitiba).
Interessante é que em pontos, a luz que ilumine o fim da fila está cada vez mais próxima do 16º lugar que é o primeiro clube fora da zona de degola. Essa é a luz que ao invés de iluminar, elimina quem estiver por perto.