Por Ronaldo Abranches/Crônicas do Professor Ronaldo
Uma pesquisa publicada esta semana pelo jornal “Folha de São Paulo”, apontou que 20% dos brasileiros torcem pelo flamengo, sendo que o segundo colocado é o Corinthians com 14% de torcedores dos apaixonados pelo futebol no Brasil.
Nesta pesquisa foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos, em 175 municípios do Brasil, entre os dias 29 e 30 de agosto, sendo a margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais para mais e para menos, o que coloca o Flamengo em uma vantagem superior a verificada na última edição da pesquisa, em janeiro de 2018, onde o Flamengo tinha 18% e o Corinthians 14%. Portanto houve um distanciamento, entre o primeiro e segundo colocado, pois, o Corinthians se manteve com 14% enquanto que o Flamengo subiu de 18 para 20%. É interessante ressaltar que estes números acabam influenciando outros fatores além da competição entre torcedores, pois demonstra o tamanho de um nicho de mercado fabuloso de pessoas fanáticas que consomem produtos motivados pela paixão. Ao trabalhar com jovens sobre educação financeira, eu não deixo de incluir o desenvolvimento da inteligência emocional, exatamente porque as emoções nos faz gastar muitas vezes de maneira irracional, por impulso e sem inteligência.
Exatamente por isso, esses números também influenciam nas receitas de publicidades e de direito de imagem na televisão. Existem muitos críticos e torcedores que defendem a igualdade na remuneração da Rede Globo aos clubes pelo direito de imagem, mas o apelo e consequentemente a audiência é realmente muito diferente, valorizando mais aqueles que geram maior apelo televisivo.
A verdade é que a nação rubro negra está cada vez maior e se o time mantiver essa fase por um longo tempo esta taxa de crescimento vai aumentar ainda mais.
Pelo menos essa é a minha opinião!
Veja o resultado da pesquisa
Cruzeiro (4%)
Grêmio (4%)
8. Internacional (3%)
Santos (3%)
10. Atlético-MG (2%)
Seleção brasileira (2%)
12. Botafogo (1%)
Bahia (1%)
Fluminense (1%)
Sport (1%)
Santa Cruz (1%)
Fortaleza (1%)
Vitória (1%)
Ceará (1%)