A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), através de seu Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), e a Escola de Engenharia de da Universidade de Durham, no Reino Unido, estão trabalhando há quase um ano no desenvolvimento do projeto “Unidades avançadas gaseificador/motor de combustão interna para a geração de calor e potência”. Este projeto conta com o financiamento da Royal Society e da Academia de Ciências do Reino Unido e tem duração de dois anos.
O coordenador do NEST, Instituto de Engenharia Mecânica (IEM/UNIFEI), professor Electo Silva Lora, realizou uma visita de trabalho a Universidade de Durham. Durante as duas semanas que passou na instituição, ele trabalhou no relatório parcial e publicações relacionadas aos primeiros resultados do projeto. Além disso, o professor ministrou duas palestras para os alunos e professores de Durham – “Tecnologias avançadas de geração de eletricidade para combustíveis sólidos” e “Dificuldades da avaliação da sustentabilidade dos combustíveis”. Nas palestras foram apresentados os resultados de diferentes projetos de pesquisa em andamento no NEST.
O NEST espera recebe a visita do professor doutor Khamid Mahkamov, da Universidade de Durham, que em retribuição a visita do professor Electo vem realizar um estágio de trabalho na UNIFEI, por duas semanas. Estas atividades junto ao intercâmbio de alunos e professores, e a participação em eventos internacionais tem contribuído para que a UNIFEI seja cada vez mais reconhecida, não apenas no Brasil, como no exterior.
Durham, por exemplo, é uma pequena cidade com 43 mil habitantes, localizada no Nordeste do Reino Unido, a 30 minutos de Newcastle upon Tyne. Famosa por sua universidade, fundada em 1832, e pela sua catedral e palácios Normandos do século XI, ambos declarados como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. No ranking de 2009 das universidades britânicas, elaborado pelo jornal Times, a Universidade de Durham ocupou o oitavo lugar. Possui quase 18 mil alunos matriculados, dos quais cinco mil realizam estudos de pós-graduação.
Fonte: UNIFEI