A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) disputou a segunda divisão da Copa Inter Atléticas (CIA), conquistando o título de campeã geral e garantindo o acesso à primeira divisão da CIA em 2024. O torneio é uma competição esportiva universitária criada em 2015 na cidade de Uberaba – MG, da qual participam um grande número de equipes esportivas vinculadas a associações atléticas universitárias.
Cerca de 130 integrantes da delegação esportiva da UNIFEI estiveram em Uberaba entre os dias 7 e 11 de junho representando a Instituição na CIA 2023. Os membros da Associação Atlética Acadêmica e os técnicos desportivos Gabriel Dambros e Ricardo de Melo Dias acompanharam as equipes masculinas e femininas de basquetebol, futsal, voleibol, handebol, futebol de campo, atletismo, natação, peteca, tênis de mesa, tênis de campo, judô, jiu-jitsu e xadrez.
A competição envolveu as seguintes equipes com as respectivas pontuações finais:
1. UNIFEI: 124 pontos;
2. UFSJ: 95 pontos;
3. FEA USP-RP: 86 pontos
4. UNICAMP Limeira: 84 pontos;
5. Humanas UFU: 83 pontos;
6. Medicina Paracatu: 79 pontos;
7. Educação Física UNIUBE: 78 pontos;
8. Liga das Engenharias – Universidade de Catalão: 75 pontos;
9. UEMG Frutal: 70 pontos;
10. Direito USP-RP: 68 pontos;
11. FZEA USP Pirassununga: 59 pontos;
12. Ciências Contábeis UNB: 51 pontos;
13. Ciências Econômicas UFMG: 41 pontos;
14. UFV Rio Paranaíba: 36 pontos;
15. Artes UFU: 11 pontos; e
16. Engenharia Pontal UFU : -11 pontos.
Resultados por modalidade:
Bronze
O time de futsal feminino, composto por Mayara Emmanuelly Morais, Martha Mazochi Abreu Carvalho, Yara Barros Lemoigne, Ana Beatriz dos Santos Ribeiro, Ana Júlia Gonçalves Alvarenga, Rayane Braga Machado, Luana Rocha Ribeiro de Bragança e Ana Luiza Mota Fernandes, e tendo Gabriel Dambros como treinador, conquistou a medalha de bronze, assim como aconteceu na natação no revezamento 4 x 50m livre masculino, com Giovanni Lopes Pereira, João Carlos Medina Fagundes, Rodrigo Nascimento Pereira e Wesley Cruz dos Santos.
A mesma classificação final foi alcançada no tênis de mesa feminino por Anne Fernandes Schetti e Isabelle Maciel do Rosário, sob o treinamento de Arthur Pereira de Oliveira. O terceiro lugar também foi conquistado nas categorias individuais de arremesso de peso masculino, por Wesley Cruz dos Santos; jiu-jitsu peso meio pesado, por Rafael Jacinto Corrêa Mendes; judô peso médio, por Rafael Jacinto Corrêa Mendes; judô categoria absoluto, por Rafael Junji Yamashita; natação 100m medley masculino, por Giovanni Lopes Pereira, e individual tênis de mesa masculino, por Arthur Pereira de Oliveira.
Prata
As equipes de esportes coletivos de voleibol masculino – com Luiz Gustavo Gonçalves de Morais, Renan Rocha Tenório de Carles, Samuel Antônio Fernandes, Victor Silva Ananias, Vitor Luna Silva, Wesley Cruz dos Santos, Yago Braz da Silva, tendo Ricardo de Melo Dias como treinador – e de peteca feminino – composta por Isabelle Maciel do Rosário, Maria Eduarda Cimadon Martinez Cervantes, Rayane Braga Machado, com Arthur Pereira de Oliveira e Guilherme Balducci Scaffi na comissão técnica – conquistaram a medalha de prata em suas respectivas modalidades.
Nas competições individuais, o vice-campeonato foi conquistado por Eduardo Lenhatti dos Santos no tênis de mesa masculino; Gabriel Andrade Silva no arremesso de peso masculino; Vinícius Ribeiro de Oliveira no jiu-jitsu peso pena e Maria Laura Rosa na natação 50m peito feminino e na natação 50m borboleta feminino.
Ouro
A equipe de basquetebol masculino, composta por Gustavo Siqueira Marquardt, João Paulo Motta Travalini, Leonardo Startori, Robson Leonardo dos Santos Ribeiro, Romeu Ferreira Pelá Cabral, Túlio Lemos, Vitor Ortiz Gomes e Wesley Cruz dos Santos, foi a grande campeã de sua categoria. O título de futebol de campo masculino também ficou com a UNIFEI, com os atletas Adonias Ferreira Barros, André Marcos Leifeld Raicoski, Atílio Fernando Pilati Neto, Daniel Martins Franco, Eduardo Lenhatti dos Santos, Eduardo Trevisan Carvalho, Felipe Carezia Castelhano, Gabriel Kenzo Machado Utino, Igor Veloso de Mello Martins, Marco Túlio Barbosa Silva, Mateus Sarlo Zaroni, Samuel Ramos da Silva, Thiago Campos Corrêa de Paiva, Vinícius Ribeiro de Oliveira e Vitor de Andrade.
O ouro ainda foi conquistado pelo time de futsal masculino, composto por André Augusto Conte, Carlos Eduardo Silva e Santos, Fred Antônio Fernandes Jr., Gabriel Akio Vieira, Guilherme Queiroz Barberato, Rodrigo Fukusen Varjão, Vinícius Ribeiro Fleming, Eduardo Lenhatti dos Santos, Lucas de Andrade Fernandes Silva e Thiago de Andrade Corrêa, com Gabriel Dambros como treinador.
Além disso, a dupla de tênis de mesa masculino Arthur Pereira de Oliveira e Eduardo Lenhatti alcançaram o topo do pódio. Nas categorias individuais, o título ficou com Rafael Junji Yamashita, no jiu-jitsu peso médio; João Carlos Medina Fagundes, na natação 200m livre masculino; Rodrigo Nascimento Pereira, na natação 50m peito masculino; e Giovanni Lopes Pereira, na natação 50m livre masculino.
Reconhecimento da Reitoria
No dia 23 de junho, o reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, reuniu-se com a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ), representada pelo diretor Zaqueu Oliveira dos Santos; o Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), representado pelo técnico desportivo Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira, e os membros da Associação Atlética Acadêmica, Bruno Faus Salussolia, Pedro Henrique Jacinto de Siqueira, Luzayamo Virgílio Antônio Jorge e Vitor Ortiz Gomes.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos na CIA 2023 e o troféu de campeão da segunda divisão. O professor Bortoni também mostrou a camiseta que usava na época em que era aluno da Instituição e atuava na equipe de basquetebol da UNIFEI, a qual foi doada por ele ao CEFE para exposição no memorial esportivo da Universidade.
O presidente da Associação Atlética Acadêmica, Bruno Faus Salussolia, destacou como fundamental o apoio da UNIFEI por meio da atuação dos técnicos desportivos, que acompanharam as equipes e os demais atletas no evento realizado
A participação dos alunos na CIA foi possível em razão da Decisão n° 34/2023 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd) da UNIFEI, a qual permitiu o apoio para eventos esportivos externos organizados por entidades que não sejam vinculadas a federações estaduais e nacionais do desporto.
O professor Bortoni parabenizou os atletas e a Associação Atlética Acadêmica pelos resultados obtidos e também destacou que a gestão sempre busca incentivar o desenvolvimento dos esportes na Instituição, por meio das ações do CEFE e da DSQ, a fim de a UNIFEI uma referência neste segmento.
Por Secretaria de Comunicação/Universidade Federal de Itajubá