Com o objetivo de colaboração científica e tecnológica, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o Parque Tecnológico Itaipu Paraguai (PTI-PY) assinaram um acordo de entendimento que visa estabelecer ações recíprocas de desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação entre as instituições, além da qualificação, treinamento e aprimoramento dos recursos humanos e transferência de tecnologia. O acordo também compreende o desenvolvimento de futuras atividades contempladas no Memorando de Entendimento.
A reunião contou com a presença e a assinatura do reitor da UNIFEI, Edson da Costa Bortoni, e de José Bogarín e Nelson Romero, diretores executivo e técnico, respectivamente, do PTI-PY. De acordo com o engenheiro da área temática de Tecnologia de Sistemas Elétricos, Tamatiá Colmán, as principais atividades desenvolvidas nessa parceria serão na área de inovação do setor elétrico, como hidrelétricas, veículos elétricos e tecnologias de hidrogênio, considerando a alta reputação que a UNIFEI tem nesse ponto.
“A UNIFEI conta com uma extensa equipe de pesquisadores que se concentram principalmente em energia e conta com laboratórios de alto nível que darão ao PTI-PY a possibilidade de desenvolver projetos de nível de inovação, com técnicos, pesquisadores e desenvolvedores próprios, bem como a infraestrutura de seus laboratórios. Outro grande objetivo do Memorando de Entendimento é contribuir para a formação acadêmica da região por meio da vasta experiência da Universidade”, disse Tamatiá em material de divulgação produzido pelo PTI-PY.
Mais informações sobre o acordo podem ser encontradas em: https://www.pti.org.py/pti-y-la-universidad-federal-de-itajuba-suscriben-importante-carta-de-entendimiento/
Encontro em maio
Em maio deste ano já tinha ocorrido um encontro entre representantes da Universidade e do polo Brasileiro do PTI (PTI-BR), que contou com a presença do professor Dr. Guilherme Bastos, pró-reitor de Extensão da UNIFEI, e de Maurício de Pinho Bitencourt, diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI).
Nessa reunião, a UNIFEI e o PTI-BR assinaram o Protocolo de Intenções para colaboração científica e tecnológica e para o desenvolvimento de ações conjuntas para a qualificação, formação e aprimoramento de capital intelectual de ambas as instituições.
Durante o evento no PTI-BR, o professor Guilherme Bastos defendeu a importância dessa ação conjunta. “Com essa cooperação, estamos unindo esforços e competências tanto do PTI-BR quanto da UNIFEI” disse o professor, de acordo com material veiculado pela PTI-BR.
Segundo o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, a parceria visa gerar e expandir iniciativas de relevância para o desenvolvimento social e econômico. “É uma oportunidade que nós temos para compartilhar ciência, tecnologia, inovação e de construir um caminho em conjunto para oferecer soluções e entregar resultados para a nossa sociedade; fortalecendo-nos ainda mais em nosso propósito; contribuindo com a economia, a atração das empresas de base tecnológica, o fomento ao empreendedorismo e à inovação aberta e, com isso, gerando emprego e renda”, disse o diretor na ocasião.
Na oportunidade, o diretor geral da INOVAI. Maurício Bitencourt, apresentou a atuação da entidade, cujo propósito é gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo de Itajubá.
Ainda durante o evento, o diretor de Negócios e Inovação da Fundação PTI-BR, Rodrigo Régis, realizou uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Empreendedorismo do Parque Tecnológico, e o diretor técnico, Rafael Deitos, destacou os projetos e ações realizadas pela Fundação em sua atuação como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).
Ao final da programação, o pró-reitor da UNIFEI e o diretor geral da INOVAI visitaram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), para conhecer as iniciativas dos Centros de Gestão Energética, Estrutura de Barragens e Segurança Cibernética.
Mais detalhes do evento realizado em maio estão disponíveis em: