
Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), um novo indicador lançado pelo Ministério da Educação (MEC), na última segunda-feira (8/9), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) está classificada entre as dez melhores universidades do Brasil. O ranking é o primeiro considerado oficial pelo MEC. que analisou 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades e institutos isolados, separadamente, para evitar incoerência nos dados.
Das dez primeiras colocadas, em uma escala que varia de zero a 500 pontos, nove são instituições federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A UNIFEI aparece em décimo lugar com 381 pontos, 58 a menos que a primeira colocada, a Unifesp. As outras instituições mineiras que compõe a lista das dez melhores universidades do país são: Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 417 pontos; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 414 pontos e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com 402 pontos.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o IGC é um indicador que engloba em um único índice a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição de ensino superior do Brasil, distribuídos na totalidade de campis e municípios onde a instituição atua. Um dos índices usados no cálculo do IGC foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para atingir a nota, foram levados em consideração a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição (componente relativo à graduação e à nota do aluno no Enade) e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.
O reitor da UNIFEI, professor Renato Nunes viu “com satisfação” a classificação da instituição no ranking. “Nós sabíamos da qualidade da nossa universidade, mas agora temos um índice oficial do MEC que definiu os critérios dessa mesma qualidade”- observou. Disse ainda que, através do índice alcançado, a UNIFEI ficará cada vez mais conhecida nos planos nacional e internacional.
Renato Nunes agradeceu e reconheceu o esforço de toda a comunidade acadêmica “que vem construindo este resultado ao longo do tempo, o que reflete o caminho certo que a instituição tomou ao se expandir e se consolidar como uma universidade tecnológica”. Ele observou também que a UNIFEI deve ter a precaução no que diz respeito ao foco que a mídia está dando ao ranking. “Estamos num processo de expansão e, portanto, devemos aumentar o nosso grau de qualidade, até para melhorarmos nossa posição no ranking do MEC”- enfatizou o dirigente.
Nesta primeira divulgação do IGC foram utilizados os CPCs referentes as edições do Enade no período de 2005 a 2007. O CPC considera, além dos resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota do Capes é referente à avaliação do período de 2004 a 2006.
Ainda entre as dez melhores universidades do país estão a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Rio Grande do Sul e a única universidade particular considerada top: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Fonte: UNIFEI