Pela primeira vez, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está no ranking da Times Higher Education, figurando entre as 1.000 melhores universidades do mundo, na faixa de 601º a 800º da classificação.
Em 2016, 27 universidades brasileiras estavam no ranking. Já em 2017, 10 instituições, sendo 8 federais e 2 estaduais, saíram dessa classificação e 4 novas entraram, são elas: a Unifei, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E dentre as novas universidades ranqueadas, apenas a Unifei faz parte da faixa de colocação citada acima.
O Times Higher Education é uma publicação britânica, considerada uma das principais avaliações educacionais do mundo que analisa universidades desde 2011. São avaliados os critérios de ensino, pesquisa, produção de conhecimento e reputação internacional.
O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, se manifestou em relação a essa colocação: “Considerando o resultado geral, das 21 universidades brasileiras classificadas entre as 1000, só observamos 10 brasileiras entre as primeiras 800. No final das contas, o ranking colocou a Unifei entre as 10 melhores do Brasil. A alegria é justificada. Que ela nos sirva de alento para mantermos a autoestima elevada e não esmorecermos em nossos esforços por sempre fazer o melhor.”
Mais informações sobre a classificação das universidades podem ser acessadas em:
https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/09/05/cai-numero-de-universida…
http://g1.globo.com/educacao/noticia/em-um-ano-brasil-cai-de-27-para-21-…
http://exame.abril.com.br/carreira/brasil-cai-em-ranking-global-de-unive…(conteúdo exclusivo para assinante)
Informações sobre o ranking –https://www.timeshighereducation.com/
Fonte: Secom/Unifei