A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) participou do Fórum BRAFITEC 2009, entre Brasil e França, realizado no Pestana Rio Atlântica Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 29 de maio. O Fórum é voltado ao fomento de projetos de cooperação bilateral visando parcerias universitárias na área de Engenharia, por meio do intercâmbio de estudantes de graduação nos dois sentidos e de iniciativas sobre a identificação de semelhanças de estrutura, conteúdos curriculares e metodologias de ensino nos dois países.
A UNIFEI foi representada pelo seu diretor de Relações Internacionais, professor Necésio Gomes Costa, que representou o reitor da universidade, professor Renato Nunes. Também participaram do Fórum alunos intercambistas da instituição (brasileiros e franceses) e o professor Luiz Gonzaga Mariano. O cerimonial de abertura foi elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da UNIFEI e apresentado pelo jornalista Luiz Otávio Coutinho.
O Programa BRAFITEC tem como principais objetivos a formação de engenheiros nas áreas em que cada país possui sua lacuna de formação acadêmica; assim como a formação de engenheiros multi-culturais, onde o estudante de cada país saiba respeitar e aprender a forma de diferentes cidadãos viverem e trabalharem. Também é objetivo do programa a aproximação curricular das universidades de cada país e o respeito mútuo pela indústria nacional de cada um. Neste âmbito, tanto o aluno brasileiro como o francês tem a chance de realizar estágios na indústria brasileira e francesa respectivamente e acabar com a idéia de colonização.
O Fórum foi composto de palestras, mesas redondas e reuniões e contou com presenças importantes como o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), professor Jorge Guimarães, que fez a conferência inaugural; o presidente da Confederação de Diretores das Escolas de Formação de Engenharia da França, professor Jacques Gelas; o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Hugue Goabo e o Conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Pierre Colombie.
Também estiveram presentes no evento a representante do Ministério das Relações Exteriores da França, Beatrice Duchemam Chuxer; o chefe do Departamento América do Ministério da Educação Superior e de Pesquisa da França, Olivier Giron e o diretor de Relações Internacionais da CAPES, professor Sandoval Carneiro Júnior. Após a abertura do Fórum BRAFITEC 2009, a Embaixada da França ofereceu aos participantes um coquetel na sede do consulado (Maison de France), no centro do Rio de Janeiro.
A UNIFEI já tem acordos de duplo diploma firmados com a Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers (ENSAM) e Ecole Nationale d’Ingénieurs de Metz (ENIM), na França.
Fonte: UNIFEI