Itajubá -A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) irá participar, juntamente com outras instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós- graduação que tem como objetivo contribuir para a transformação da pesquisa científica em inovação tecnológica no Estado. O projeto está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) e Fapemig com consultoria do Instituto Inovação de Belo Horizonte.
O Programa foi apresentado aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da UNIFEI e ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Renato da Silva Lima, pela representante do Sistema Mineiro de Inovação da SECTES, Fabiana Tarabal e pela representante do Instituto, Virgínia Alfenas. A idéia do projeto é que, após a defesa da tese ou dissertação, os mestrandos e doutorandos contem com mais uma opção profissional, considerando as diversas oportunidades existentes no mercado de trabalho como abrir a apropria empresa, prestar consultoria, atuar em empresas que sejam referência em inovação, criar rede de relacionamentos e novos negócios com parceiros do Brasil e do mundo, entre outras.
Estão aptos a participar do programa os candidatos que atenderem aos seguintes pré-requisitos: estar matriculado em um curso de mestrado ou doutorado em uma das instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais, estar matriculado em um dos cursos de mestrado e doutorado relacionados na tabela de cursos contemplados pelo Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação e ter interesse em inovação tecnológica. Mais detalhes sobre o programa no site: www.simi.org.br/empreender .
Fabiana Tarabal, da SECTES, e Virgínia Alfenas, do Instituto Inovação, explicam os detalhes do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação aos professores da UNIFEI.
Fonte: Unifei