A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveu, por meio da Divisão de Assuntos Comunitários (DAC), da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e do Coletivo das Minas, a Semana de Conscientização ao Assédio Sexual, que aconteceu na Sala LIA do Centro de Educação (Ceduc) da Unifei. Durante o evento, foram apresentadas definições e realizados debates sobre assédio sexual e violência contra a mulher no ambiente universitário e fora dele.
Durante os dias da realização da Semana, houve palestra com a advogada Priscila Brandão sobre as definições de assédio e violência e os procedimentos para denúncia, além de conversa com professores e debate sobre o tema. Também aconteceram atividades com integrantes de repúblicas e um piquenique promovido pelo Coletivo das Minas.
Segundo o servidor Eric Blenner Borges, da DAE, o evento foi oferecido a toda a comunidade Unifei, com uma considerável participação de alunos, servidores e docentes, e também do Coletivo de Santa Rita do Sapucaí, composto por meninas de 11 a 14 anos de idade.
Além da DAC, da DAE e do Coletivo das Minas, outros parceiros contribuíram na realização da Semana de Conscientização ao Assédio Sexual: a Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher de Itajubá participou na discussão dos temas; a Ouvidoria da Unifei orientou quanto aos procedimentos internos para realização de denúncias; o Centro de Educação (Ceduc) da Unifei cedeu o espaço para realização do evento; a psicóloga Luiza Cristina Mauad Ferreira, mediou a conversa com os professores, e a advogada Priscila Brandão esclareceu sobre as definições.
Eric Blenner citou como resultados concretos da realização desta Semana a conscientização sobre o tema e a orientação sobre como agir e formalizar as denúncias. Segundo ele, o evento terá continuidade por meio de outras atividades. “Houve a publicação da Portaria 1716, constituindo um grupo de trabalho para apresentação de um Programa contra o Assédio Sexual na Unifei, cujas atividades incluem realização de pesquisa, confecção de plano de ações, execução e monitoramento”, explicou ele.
Os organizadores da Semana também elaboraram a cartilha Violência de Gênero na Universidade, que foi entregue aos participantes e disponibilizada durante e após o evento e que pode ser acessada pelo link:https://goo.gl/dYLvSQ
01 – A Semana de Conscientização ao Assédio Sexual aconteceu no campus sede da Unifei
02 – Durante o evento, foram apresentadas definições e realizados debates sobre assédio sexual e violência contra a mulher no ambiente universitário e fora dele.
03 – Os resultados concretos da realização do evento foram a conscientização sobre o tema e a orientação sobre como agir e formalizar as denúncias.
04 – Semana de Conscientização ao Assédio Sexual.
Fonte: Secom / Unifei