A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com a colaboração da Associação dos Diplomados (AD-UNIFEI), preparou, no ultimo dia 22, o Encontro dos Ex-alunos 2008, conhecido como Encontrão por reunir as turmas de diplomados que realizam nesse período suas confraternizações em Itajubá. O evento fez parte do programa de comemoração dos 95 anos da universidade.
Antes de dar início a cerimônia de abertura oficial do Encontro dos Ex-alunos, os diplomados seguiram a tradição de plantar uma árvore e inaugurar um banco no campus da universidade, em homenagem a turma que comemorou mais um ano de formatura. Este ano o destaque foi a turma de 1968, que acabou de completar 40 anos de formada. O cerimonial foi aberto com uma apresentação musical organizada por dois talentos da UNIFEI: o servidor Natalino Luiz Ribeiro e o ex-servidor Luiz Machado Rosa, que interpretaram canções sobre amizade e a canção Ave Maria, instrumental, tocada no cavaquinho.
A mesa da cerimônia de foi composta pelo reitor da UNIFEI, professor Renato Nunes; presidente da AD-UNIFEI, engenheiro Roberto Lamóglia; presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS), engenheiro Rubens Pinto Pinheiro; representante da turma de 1947 – o mais antigo diplomado presente ao encontro, engenheiro Natércio Pereira; representante da turma de 1951, engenheiro José Vieira de Mendonça Sobrinho; e o representante da turma de 1968, engenheiro José Ferraz Neto.
A abertura oficial do encontro foi realizada pelo reitor da UNIFEI que deu as boas-vindas aos ex-alunos e falou sobre a importância do evento ao trazer para a universidade, através do reencontro dos diplomados, “o espírito de amizade e fraternidade nascido dentro da instituição”. Renato Nunes também enfatizou que eventos como esse são uma forma de fugir às “agendas desumanas” de sobrecarga de trabalho e falta de tempo, impostas pela aceleração da vida cotidiana.
O diretor da FTS aproveitou pra relembrar aos ex-alunos que a Fundação é o carro-chefe para que o diplomado se intere sobre o que acontece dentro da UNIFEI. Rubens Pinheiro também explicou um pouco sobre o Projeto Garanta um Futuro, um programa de apoio aos estudantes carentes da UNIFEI por meio de auxílios financeiros para alimentação, saúde, habitação e outras despesas de manutenção.
Nessa primeira fase o Programa conta com a contribuição de ex-alunos e professores. O Projeto é uma iniciativa da atual reitoria da UNIFEI e da AD-UNIFEI, que se enquadra nos objetivos da FTS de zelar pela formação dos futuros engenheiros. Rubens também falou sobre a intenção de transformar o prédio central da UNIFEI em um grande museu para manter viva a memória da trajetória da instituição e de seu idealizador, Theodomiro Santiago.
O engenheiro José Ferraz Neto, representante da turma de 1968, relembrou as peripécias da classe na época do curso e das conturbações enfrentadas pela turma no período do regime militar. O ex-aluno ainda fez uma doação para o acervo do museu Theodomiro Santiago de uma régua de cálculo utilizada na época. O engenheiro Natércio Pereira, representante da turma de 1947, lembrou aos colegas como é importante persistir diante das dificuldades e ressaltou a competência da UNIFEI em formar profissionais ao citar que em suas viagens pelo Brasil e pelos países da América Latina, sempre encontrou colegas formados na instituição. O Encontro foi encerrado com uma apresentação do professor Renato Nunes sobre as atividades desenvolvidas pela UNIFEI, bem como suas perspectivas futuras.
Fonte: UNIFEI