A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), realizou entre os dias 22 a 24 de setembro, o primeiro Simpósio de Computação – COMPOSIUM. Organizado pelos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, o simpósio tem como vertentes o Mercado de Trabalho, Tecnologias Emergentes e Interdisciplinaridade. A abertura foi realizada pelo professor Edison Oliveira de Jesus e contou com a participação da diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professora Mariza Grassi, representando o reitor; do diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), professor Carlos Augusto Ayres; do professor Roberto Affonso da Costa Júnior (ICE); do professor José Vantuil Lemos Pinto (IESTI) e da coordenadora do evento Adriana Prest Mattedi.
A professora Mariza Grassi lembrou da importância de eventos interdisciplinares como esse no momento em que a UNIFEI está entre as dez melhores universidades do país e acrescentou que o simpósio é apenas mais um passo para integrar comunidade acadêmica e sociedade. A coordenadora do I COMPOSIUM salientou que os objetivos principais do evento foram: promover a interação dos alunos com as linhas de pesquisas na área computacional através de palestras de profissionais da tanto da área acadêmica quanto do mercado e a capacitação extra-curricular dos alunos, através de mini-cursos envolvendo temas atuais. O evento também visou sincronizar alunos e professores com as atuais necessidades do mercado de trabalho.
Durante o I COMPOSIUM foram realizados mini-cursos, palestras, sessão de pôsteres e mesa redonda que discutiu a Transdisciplinaridade na Computação. Entre os palestrantes participaram a especialista Adriana V. Mendonça – da IBM Brasil, que abordou o tema “Mercado de Trabalho e busca de emprego” – e o professor João Benedito dos Santos Júnior – da PUC/MG (Poços de Caldas) com o tema “Implantação do sistema Brasileiro de televisão Digital Terrestre: Evolução, Implantação e Perspectivas”.
Fonte: UNIFEI