A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou, no Centro de Serviços e Vivência do campus sede, o 1º Campeonato Sul Mineiro de Cubo Mágico – 1º Mineirim Open 2018. Durante a competição, o recorde nacional na modalidade Megaminx foi alcançado, com velocidade média de 51,04s, uma marca histórica dentro das competições de cubo mágico no Brasil.
Organizado por Caique Urtado Coelho, aluno do 10º período de Engenharia Elétrica; Leonardo José Carrari, estudante do 4º período de Engenharia Mecânica, e Nícolas de Oliveira Perez Westin mestrando em Engenharia Elétrica, ambos da Unifei, além de Elisa Moreira Pessoa, graduanda no 10º período da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), o evento contou com a presença de Ronan Felipe Jorgeo, delegado da World Cube Association (WCA), que conduziu o campeonato de acordo com as regras internacionais.
Os interessados puderam participar em 14 modalidades diferentes: 2×2, 3×3 (modelo clássico por velocidade), 3×3 BLD (com olhos vendados), 3×3 FM (resolução com menos movimentos), 3×3 OH (com uma mão), 3×3 WF (com os pés), 4×4, 5×5, 6×6, Clock, Megaminx, Pyraminx, Skewb e Square-1.
O campeonato foi aberto a participantes de qualquer nacionalidade, sem restrição de faixa etária, e contou com 49 competidores. Para participar, bastava o interessado ter o puzzle (cubo) da modalidade ou emprestá-lo de algum outro participante e se inscrever até 04 de março, pagando uma taxa no dia da competição. Nos dias do evento, foi permitida a inscrição somente para as modalidades 2×2 e 3×3.
Participantes de diversas cidades estiveram presentes, como Belo Horizonte, Betim, Ipuiuna, Piranguinho, Campinas, Campos do Jordão, Jundiaí, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. A competição contou também com a presença de Pedro Henrique da Silva Roque, atual recordista sul-americano da modalidade 4×4.
Durante a inscrição, foram distribuídos brindes, uma sacola para guardar cubo mágico e uma medalha de participação, e um certificado de atividade de extensão para todos os participantes. Diversos cubos mágicos foram sorteados entre os participantes. Os 40 primeiros inscritos ganharam camisetas exclusivas e os três primeiros colocados de cada modalidade receberam medalhas exclusivas da Rubik’s, marca responsável pelos direitos autorais e possuidora da patente do cubo mágico no mundo.
No site da WCA podem ser conferidos os resultados do campeonato de cubo mágico:https://www.worldcubeassociation.org/competitions/IMineirimOpen2018.
Mais detalhes sobre o 1º Campeonato Sul Mineiro de Cubo Mágico – 1º Mineirim Open 2018, podem ser obtidos nos links:
https://unifei.edu.br/evento/1o-campeonato-sul-mineiro-de-cubo-magico/
Fonte: SECOM Unifei