A V Semana da Contabilidade da FACESM traz para Itajubá a palestra “Previdência Social, quais as reformas que precisamos?” com o professor José de Carvalho Filho, presidente do Sindicato de Auditores Fiscais de Varginha e conferencista internacional do Centro Interamericano de Seguridade Social pelo Ministério da Previdência Social.
A Seguridade Social envolve a saúde, a previdência e a assistência social. Quando se fala em receita, além da contribuição das empresas e dos trabalhadores, entra também no caixa da seguridade o COFINS e contribuição social sobre o lucro que todas as pessoas jurídicas tem que pagar. Em 2015 houve uma receita de 702 bilhões de reais enquanto toda a despesa da saúde, a previdência e a assistência social somou 680 bilhões de reais. Isso significa que a Seguridade Social é superavitária em 12 bilhões de reais.
Ao contrário, o Governo diz que a previdência é deficitária e dá a entender que a Reforma da Previdência é a salvação para a situação econômica do país. Na verdade neste déficit apresentado pelo Governo só é considerada a contribuição dos trabalhadores e das empresas e os beneficios pagos pela Previdência Social. A Reforma Previdenciária não vai resolver os problemas do país.
Essa reforma atinge principalmente os menos favorecidos e vai beneficiar principalmente os bancários.
É claro que uma reforma precisa ser feita, uma vez que o brasileiro está vivendo mais e menos pessoas estão trabalhando. Agora essa reforma precisa ser muito séria e amplamente discutida com institutos sérios e a população em geral. O que não pode acontecer é uma reforma com ideologia político/partidária que é empurrada para o povo sem considerar de fato suas necessidades.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM