Embora as vacinas sejam ofertadas gratuitamente nos postinhos de saúde do município, a Prefeitura de Itajubá, assim como as Prefeituras de todo o Brasil, está assistindo a uma grande queda no quadro de vacinação nos últimos anos. O fato tem preocupado os profissionais da área de saúde, uma vez que o país se viu livre de doenças gravíssimas justamente graças à vacinação em massa da sua população.
“Caso os pais continuem deixando de vacinar os seus filhos, doenças que já não circulam mais entre nós poderão ressurgir, como era comum no passado. Por isso, a importância de se vacinar e colocar as vacinas dos filhos em dia, protegendo toda a família”, explicou o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho.
Assim, para oportunizar e incentivar a vacinação da população, a Prefeitura de Itajubá, atendendo ao Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta para até o dia 30 de setembro. Elas visam a vacinação das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite e a atualização da caderneta dos menores de 15 anos de idade.
A vacina da gripe também está disponível para crianças a partir de 6 meses com obrigatoriedade até os 5 anos de idade. No momento, ela está disponível para todas as faixas etárias (acima de 6 meses).
Vacine o seu filho! Leve-o ao posto de saúde mais próximo. A vacinação aumenta a proteção das crianças contra doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até mesmo óbitos.
Confira abaixo os dias e horários de funcionamento da sala de vacina de cada postinho:
UNIDADE | HORÁRIO DA SALA DE VACINA | DIA |
ESF BOA VISTA | 9h às 16h | 3ª e 6ª feira |
ESF VILA ISABEL | 9h às 16h | 4ª feira |
ESF CAIC | 8h às 22h | 2ª a 6ª feira |
UBS SANTOS DUMONT | 9h às 13h | 2ª feira |
ESF JD. DAS COLINAS | 9h às 16h | 2ª e 5ª feira |
ESF PIEDADE | 9h às 16h | 2ª e 5ª feira |
ESF REBOURGEON | 8h às 22h | 2ª a 6ª feira |
ESF SANTA LUZIA | 9h às 16h | 6ª feira |
UBS N. S. DE LOURDES | 8h às 19h | 2ª a 6ª feira |
ESF SANTO ANTÔNIO | 8h às 17h | 2ª a 6ª feira |
ESF AVENIDA | 9h às 16h | 4ª feira |
ESF MEDICINA | 8h às 17h | 2ª a 6ª feira |
ESF CRUZEIRO | 8h às 17h | 2ª a 6ª feira |
POLICLÍNICA DA VARGINHA | 8h às 21h | 2ª a 6ª feira |
ESF SANTA ROSA | 8h às 17h | 2ª a 6ª feira |
ESF N. S. DE FÁTIMA | 9h às 16h | 3ª feira |
UBS SANTA RITA DE CÁSSIA | 8h às 19h | 2ª a 6ª feira |
ESF RURAL 1 | 8h às 15h | 2ª a 6ª feira |
ESF RURAL 2 | 8h às 15h | 2ª a 6ª feira |
UBS VILA RUBENS | 8h às 21h | 2ª a 6ª feira |
POLICLÍNICA DO MERCADO | 8h às 17h | 2ª a 6ª feira |