Vou relatar uma reflexão inteligente que recebi de minha filha, Thaís:
“Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro, uma banana pelo potássio, também uma laranja pela vitamina C e uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água, e uriná-los – o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos, que ninguém sabe bem o que é, mas que, aos bilhões, ajudam a digestão. Todos os dias deve-se comer fibra – muita, muitíssima fibra! Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Cada dia uma Aspirina previne infarto; uma taça de vinho tinto também; uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso; um copo de cerveja para não lembro bem o quê, faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber!
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia! E não esqueça de escovar os dentes depois de comer, ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma; sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia; menos você, porque todos os dias vai caminhar ao menos meia hora – por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma.
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente; o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia! A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo.
Tome banho frio com a boca aberta, assim você bebe água e escova os dentes. Sobrou uma mão livre? Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da parceira ou parceiro. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e uma colherada de leite de magnésia.
Não tem dado tempo para escrever aos amigos, mas tenho certeza que todos entendem muito bem a razão dessa falha.”
Acho que é quase tudo verdade! Mas se eu fosse orientar você apenas na parte espiritual, diria que uma hora por dia poderia ser dividida assim: 5 minutos para perdoar os inimigos, 10 minutos para ler a Palavra de Deus, mais 10 fazendo caridade, 15 para diálogo em família e 20 minutos para rezar o terço.
O tempo de perdoar com o coração pode ser acumulado e, no final da semana, ir pessoalmente dar um abraço no desafeto – a partir dali, não deixe de rezar por ele. A Palavra pode ser lida diariamente na Liturgia Diária. A caridade também pode ser acumulada e praticada com mais tempo no domingo – visitando um pobre ou um doente.
O diálogo em família precisa ser transparente e com oração, sem TV ligada e lançando desafios para melhorarem a vida espiritual neste mundo moderno. Quanto ao terço, pode ser rezado com apoio da internet, já que temos muitos rosários lindos à disposição. Mesmo no carro, em viagem, esta oração nos conforta e nos protege. Eu não deixo essas oportunidades passarem em branco. Ah, a missa pode substituir isso tudo num dia ou noutro.
E para minhas orientações não ficarem concentradas em apenas uma hora, veja quanta coisa pode-se fazer diariamente: falar a verdade, agir com humildade, dar um abraço, esbanjar sinceridade, sorrir, amar, acolher os famintos, e rezar a qualquer momento.
Reze pela conversão dos pecadores, por aqueles que precisam de libertação, pelas pastorais da Igreja, pelos pobres, drogados, jovens, pelos que não têm fé, pelas missões e vocações, pelo Papa, religiosos, sofredores, pela cura dos doentes, desempregados, almas do purgatório, paz no mundo, falta de amor nas famílias, pelos que praticam injustiças, pelos desesperados, presos, idosos abandonados, excluídos da sociedade, e peça proteção ao anjo da guarda – para conduzi-lo sempre longe dos pecados e perigos.
E que a vontade de Deus prevaleça em nossa vida moderna, neste tempo de Natal e no ano de 2022.
Ø Paulo R. Labegalini
Cursilhista e Ovisista. Vicentino em Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre – MG).