O extintor automotivo é um item de segurança obrigatório no Brasil, mas nem todos sabem usá-lo nem em que situações ele se aplica. O Conexão Itajubá conversou com o Subtenente Reinaldo Evaristo, Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, que explicou como manusear corretamente o equipamento lembra: “o extintor automotivo deve ser usado em princípios de incêndio, ele não é capaz de contar incêndios”.
O Subtenente Reinaldo explica que em caso de princípio de incêndio basta retirar o equipamento do veículo e em seguida romper o lacre de segurança. Após isso basta apertar o gatilho do extintor e fazer a aplicação para conter as chamas. A maioria dos focos de incêndio ocorrem devido a problemas no motor do carro e para conte-lo, é necessário fazer uma pequena abertura no capô e fazer a aplicação do agente extintor de forma a eliminar esse princípio de incêndio. É muito importante que a pessoa não abra o capô de uma vez, pois o oxigênio dá vida à chama e aumenta o fogo.
O equipamento tem que estar com o lacre, a pressão deve estar com o ponteiro apontado para o verde e a data de validade em dia. O novo modelo de extintor (ABC), que se tornou obrigatório depois da resolução do Contran é mais eficiente, combatendo incêndios em mais materiais que o antigo
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM