O prazo para a declaração do Imposto de Renda dos brasileiros está chegando ao final, mas ainda há tempo de realizar este procedimento obrigatório e também contribuir com projetos sociais.
A delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Elaine Guimarães, explica os procedimentos para que os cidadãos e também empresas possam contribuir com projetos sociais em todo o país através da doação de 3% (taxa fixa em todo o território nacional) do valor que é retido no documento.
As doações podem ser destinadas a fundos municipais, estaduais e nacionais de programas sociais que atendem crianças, adolescentes, idosos e também a cultura. Elaine explica que a verba arrecadada é encaminhada diretamente a uma conta exclusiva para o fundo escolhido, sem taxas extras ou desvio da verba.
O município de Itajubá conta com o FIA, que é o Fundo da Infância e da Adolescência, e ele é mantido por doações e destinações de verba. É importante destacar que os valores são encaminhados exclusivamente para projetos sociais aprovados pelo poder público municipal, o dinheiro então não pode ser destinado à manutenção de entidades sociais.
A destinação do fundo deve ser registrada no mesmo documento de declaração do Imposto de Renda e, no próprio formulário, é possível escolher a destinação do dinheiro, que pode ser encaminhado a cidade que você escolher.
Veja mais detalhes na entrevista completa.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM