Conta uma velha lenda dos índios Sioux que, certa vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique e uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas até a tenda do velho chefe e disseram:
– Nós nos amamos, vamos nos casar e queremos um conselho que nos garanta ficarmos sempre juntos até a morte.
E o velho, emocionado ao vê-los tão apaixonados e ansiosos por uma palavra, disse:
– Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte desta aldeia e, apenas com uma rede, deves caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui com vida até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono e, lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com as tuas mãos, deverás apanhá-la e trazê-la viva!
Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão recomendada. No dia estabelecido, à frente da tenda do chefe, os dois esperavam com as aves dentro de um saco. O velho, então, pediu que as colocassem para fora e viu que eram verdadeiramente formosos exemplares.
– E agora, o que faremos? – perguntou o jovem. – Matamos e bebemos o sangue ou as cozinhamos e depois comemos a carne?
– Não! – disse o chefe. – Apanhem as aves e amarrem-nas entre si pelas patas com estas fitas de couro. Quando tiverem prendido, soltem-nas para que voem.
O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do voo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucarem. E o velho disse:
– Jamais esqueçam o que estão vendo. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Este é o meu conselho.
Pois é, como tudo o que Deus faz é bom, Ele também nos deu liberdade de escolha para tudo aquilo que desejamos fazer. Podemos decidir com quem nos relacionar, podemos resolver quando rezar e podemos até pecar! Bem, é claro que certas decisões têm implicações que prejudicam a pureza da nossa alma porque nos afastam do Senhor.
Por exemplo, quem anda amarrado a um vício ruim, vive tentando ‘levantar voo’, mas não consegue. A briga é constante, como a águia e o falcão, e alguém sempre acaba se machucando. Aquela liberdade saudável de antigamente parece que nunca mais voltará na família, a menos que a pessoa envolvida aceite ajuda. E a melhor ajuda é sempre aquela que permite, de mãos dadas, voarmos juntos rumo ao Paraíso.
Quem já passou por isso e foi ajudado sabe que tudo começa com oração. Abrindo o coração à graça de Deus, o processo de conversão é muito mais rápido e a paz de espírito volta a reinar, com certeza.
E voltando à história dos índios, eles desamarraram as aves para que voltassem a voar. Perceba que, primeiro, houve alguém que as prejudicou, caçando-as; depois, alguém as ajudou, soltando-as. Isso sempre acontece conosco no dia a dia; mas, hoje, você decidirá fazer o que? Se quiser ajudar a salvar mais uma alma, reze por ela e não se arrependerá.
Paulo R. Labegalini Cursilhista e Ovisista. Vicentino em Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre – MG).
Livros do autor:
1. Gotas de Espiritualidade – Editora Bookba (à venda na Amazon, Americanas, Shoptime, Magalu…) – mensagens diárias de fé e esperança, com os santos de cada dia.
2. Pegadas na Areia – Editora Prismas / Editora Appris
3. Histórias Infantis Educativas – Editora Cléofas
4. Histórias Cristãs – Editora Raboni
5. O Mendigo e o Padeiro – Editora Paco
6. A Arte de Aprender Bem – Editora Paco
7. Minha Vida de Milagres – Editora Santuário
8. Administração do Tempo – Editora Ideias e Letras
9. Mensagens que Agradam o Coração – Editora Vozes
10. Projetos Mecânicos das Linhas Aéreas de Transmissão (coautor) – Editora Edgard Blücher
11. Mecânica Geral – Estática (coautor) – Editora Interciência