O voleibol adaptado também chamado de cambio tem atraído muitos praticantes pela sua facilidade. Esta modalidade oferece além do espírito competitivo o ar recreativo. Uma das grandes preocupações das atividades oferecidas para a melhor idade é que ela ofereça o menor grau de possibilidade de lesão pelo praticante e isso ocorre com o voleibol adaptado com as modificações que ocorrem nas regras.
Mesmo com tais modificações a modalidade não deixa de oferecer benefícios como:
• Promove a socialização dos praticantes – alteração psicossociais.
•Aumenta o nível de concentração – ação cognitiva.
•Melhora na coordenação motora – capacidades físicas.
•Volume respiratório, resistência cardio-pulmonar, freqüência cardíaca máxima – melhora fisiológica.
Adaptações da modalidade:
•Retenção da bola na hora dos toques (não impacto contra os dedos evitando fraturas).
•Não pode saltar para passar a bola para o adversário (diminuição do impacto com o solo).
•Maior número de participantes de 6 para 9 (diminuição do espaço e deslocamento).
•Lançamento no momento do saque (menor amplitude articular)
Como se chegar ao voleibol adaptado (iniciação)
Sugerimos que no trabalho inicial, na aprendizagem, devido à dificuldade de coordenação, agilidade e reflexo dos idosos, seja desenvolvido o trabalho da iniciação ao voleibol com pequenas adaptações como:
•diminuir o peso da bola introduzindo bolas de borracha grandes e depois pequenas;
•balões, dois ou mais balões ao mesmo tempo;
•abaixar a rede;
Além disso, sugerimos inserir regras para facilitar e motivar mais os alunos, por exemplo:
•ser possível tocar a bola no chão ao receber, antes de dar o primeiro toque;
•ser possível dar 4, 5 toques ao invés de 3 pelo mesmo time;
•ser possível tocar no chão antes de repassar para o outro jogador do mesmo time;
•ser possível dar o saque antes da linha de ataque.
Observação: cada um pode e deve improvisar de acordo com a sua realidade e bom jogo.
Devemos sempre estar cientes de que, “uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida” PIRES et al. (2000, p. 2).
Artigo escrito pelo professor do curso de Educação Física do Universitas Ivan Lucas de Oliveira que ministra as disciplinas de • Esportes Coletivos III e IV (Handebol e Voleibol) e Orientação de Estudos e Acompanhamento das Atividades Complementares I, II e III O professor é graduado em Educação Física (UNITAU), Especialista em Obesidade e Emagrecimento (UVA).