2014 está se mostrando um ano extremamente atípico. Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, Celem Mohallem, os volumes de chuva para o ano ideológico na maioria das cidades da bacia ficaram abaixo de 80% da média histórica. Alguns bairros de Itajubá, que não são servidos pela COPASA, já estão sentindo a falta de água, a maioria deles na Zona Rural que dependem de minas que, ou já diminuíram muito, ou já secaram. Outra preocupação são as pequenas cidades que fazem captações em pequenos cursos d’água.
Alguns conflitos já começaram por conta dos baixos níveis nos reservatórios, que por privilegiarem a produção de energia elétrica acabaram por prejudicar negócios no entorno dos lagos. Recentemente o Operador Nacional do Sistema (ONS), para auxiliar as usinas que está a jusante da Represa Mascarenhas de Moraes, decidiu abaixar em 11 metros o nível daquela represa, o que trará uma série de conseqüências para os municípios do entorno. Tamanha foi a revolta com a decisão que uma Audiência Pública foi marcada para discutir a situação.
A situação, no entanto, não tende a melhorar. O país está caminhando para o auge da seca e já se fala na criação de Planos de Contingência, inexistentes na maioria das cidades menores. O CBH Sapucaí já está procurando um convênio com a EMATER para levantar a situação nos bairros mais atingidos no Alto Sapucaí. Não há expectativa de chuva e os próximos meses provavelmente serão os piores. Não apenas a falta da água para consumo, mas também para escoamento do esgoto está sendo pensada, uma vez que isso poderá se tornar um problema de saúde.
O CBH Sapucaí explica que para controlar a situação, é preciso levantar números e então embasar um mínimo de Plano de Contingência. Como o estado das bacias está bastante delicado são necessárias ações rápidas. A cobrança pelo uso da água também é uma alternativa para sensibilizar a população da importância de se preservar esse bem tão precioso.
Para mais informações acesse o sitewww.cbhsapucai.org.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM