Nesta quarta-feira (6), as 21 instituições que compõem o Mapa Estratégico do Comércio Exterior de Minas Gerais se reuniram, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, para avaliar os resultados do primeiro semestre de 2011. Estiveram presentes no encontro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), o Banco do Brasil, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, abriu a reunião e chamou a atenção para a importância das exportações no desenvolvimento da economia do Estado. “Queremos que Minas cresça gerando empregos de melhor qualidade. E toda ação que contribuir para o alcance desse objetivo, como é o caso das exportações, é extremamente bem-vinda e essencial para o Estado”, ressaltou.
A secretária lembrou ainda que, no primeiro semestre de 2011, as exportações de Minas Gerais cresceram 51,5% em relação a igual período do ano passado e que este aumento continua sendo superior à variação das exportações nacionais, de 32,6% na mesma comparação. “O Estado bate recordes de exportação com frequência, em função do aumento dos preços dos produtos no mercado internacional, o que compensa o câmbio desfavorável. O nosso desafio é aumentar o número de empresas exportadoras em Minas Gerais”, afirmou.
Dorothea Werneck também alertou os representantes das entidades presentes no encontro sobre a importância da divulgação das ações que o Estado vem desenvolvendo dentro do Mapa Estratégico de Comércio Exterior. “Precisamos aumentar a presença do Estado no cenário internacional e isso só será possível quando demonstrarmos que, além de eficientes, agregamos valor aos nossos produtos”.
Mapa
O Mapa Estratégico do Comércio Exterior é um projeto de assistência técnica do “II Programa de Parceria para o Desenvolvimento de Minas Gerais”, elaborado a partir de uma parceria entre o Governo de Minas e o Banco Mundial (Bird). O trabalho foi elaborado com a colaboração de órgãos estaduais, federais e entidades de classe do setor empresarial, a chamada Comunidade Comex, que conta também com a participação de empresários atuantes no comércio exterior do Estado.
Sob a coordenação da Central Exportaminas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o Mapa Estratégico tem como principal objetivo a transformação de Minas no melhor estado em negócios internacionais nos próximos 20 anos, além da diversificação, agregação de valor e crescimento sustentável da economia mineira e nacional.
As metas incluem ainda a valorização da imagem de Minas como um estado competitivo; a redução da dependência das empresas mineiras dos mercados tradicionais; a ampliação do número de médias e pequenas empresas exportadoras, bem como do valor das exportações de serviços e do volume de produtos em conformidade com os padrões internacionais.
Resultados
Durante o workshop, o diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, informou que vários dos objetivos traçados pelo Mapa Estratégico já foram alcançados. “O nosso objetivo era aumentar para 15% a participação de Minas Gerais nas exportações brasileiras, o que foi alcançado no ano passado”.
Jorge ainda informou que o aumento da oferta de emprego e renda de empresas exportadoras já superou os índices traçados. “No último ano, a oferta de empregos nas exportações aumentou 4,1% e superou os índices da indústria mineira e nacional, de 3,4% em 2010”.
Ao final do encontro, os representantes das instituições discutiram as iniciativas do Mapa Estratégico e apresentaram propostas que poderão viabilizar novas oportunidades de negócios para Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas