A cozinha baiana sempre desperta a curiosidade dos apreciadores de um bom tempero por todo o mundo. Pratos famosos e conhecidos como Acarajé, Vatapá dentre outros estão sempre “na moda”, e são amplamente conhecidos e reproduzidos.
É moda nos países da Europa, Estados Unidos e Japão reproduzir essas delícias. Em muitos estabelecimentos, especialmente na França, brasileiros são os grandes chefs da cozinha, e coordenam uma equipe que leva essas delícias à mesa dos gringos.
O que nem todo mundo sabe é que não é só de Acarajé e Vatapá que o baiano vive. Existe uma infinidade de pratos deliciosos na cozinha baiana, e que nem sempre estão em qualquer canto das capitais desse Brasil. O XinXim de Galinha é um deles.
O XinXim de Galinha é um Prato tradicional da cozinha afro-baiana. É um refogado de galinha com diversos ingredientes de sabores únicos. Conheci esta receita através do Dr. Fábio Simonelli, que além de ser doutor em Química e das aulas e pesquisas que coordena na UFPR, adora se meter a cozinhar. E geralmente dá certo!
Ingredientes:
(Receita rende de 8 a 12 porções bem generosas)
– 2Kg de Frango (Peito e Coxas com Ossos)
– 1Kg de Camarões Sete Barbas sem casca (aquele pequeno)
– 300g de Camarões Secos (este é meio dificil de achar, pode ser suprimido)
– 300g Amendoim sem casca
– 300g Castanha de Cajú
– 2 Garrafas de Leite de Coco (garrafa de 100ml)
– 1 Garrafa Azeite de Dendê (garrafa de 100ml)
– 3 Cebolas Grandes (dessas que enchem a mão)
– 3 Pimentões Verdes Médios
– 4 Tomates (tomate Salada, bem vermelhos)
– Cheiro Verde
– Coentro em Pó
– Sal
– Pimenta Vermelha para servr
Você vai precisar também de:
– Uma panela grande e de paredes grossas (essas panelas de ferro e cabo de madeira)
– Liquidificador
– Colheres de Pau
Modo de Fazer:
Cozinhar os dois quilos de frango em bastante água e numa panela grande (cerca de 4 litros). Adicione nesta água o cheiro verde e coentro.
Após o cozimento, retire o frango, reservando a água com o tempero para ser utilizada depois. Desfie o frango com ajuda de um garfo. Não precisa desfiar muito pequeno, basta soltar toda a carne dos ossos.
Com a ajuda de um liquidificador, bata as cebolas, o amendoim sem casca, a castanha de cajú, os tomates, o leite de coco e os pimentões. Caso tenha conseguido o camarão salgado, adicione-o também ao bater os ingedientes. Utilize a água que você reservou para facilitar o processo.
Você vai precisar bater os ingredientes em várias fases. Tente dividir mais ou menos por igual os ingredientes a cada batida. A Castanha de Cajú demora um bom tempo para bater bem, sem ficar granulada, portanto bata por bastante tempo.
Vá despejando os temperos batidos na panela grande, e já com o fogo aceso, misture o frango. Dependendo da quantidade de água utilizada durante o processo de bater os ingredientes, vai variar o tempo para que o prato fique pronto.
O sal você vai acertando “no gosto”, como todo bom prato. Faça isso quando o XinXim estiver começando a borbulhar e espirrar por toda sua cozinha (pois é, isso acontece).
No final do cozimento, adicione o camarão fresco, e aguarde mais uns 5 minutos. Logo após, adicione todo o conteúdo do frasco de azeite de dendê.
Pronto! Sua delícia da cozinha baiana está pronta. Sirva com arroz branco e a pimenta vermelha ao lado. Aproveite e chame muitos amigos, o sabor da refeição fica muito melhor ao lado deles.