A Semana de Eventos da FACESM começou nesta no próximo dia 17 de outubro, com o XI Fórum Econômico que discutiu a contribuição dos Arranjos Produtos Locais para o desenvolvimento econômico regional. Nesta terça-feira (18) começou o 8º ECOSUL e nos dias 20 e 21 acontece a 14ª edição da FEMF, a feira de empreendedorismo da instituição.
A FEMF deste ano tem como tema “Protagonista do futuro é a criança do presente” e traz como essência o comportamento empreendedor. Ronaldo Abranches, presidente do CEREC, conta que a FACESM entende que é extremamente importante receber os alunos na graduação já com perfil empreendedor e por conta disse tem desenvolvido vários projetos dentro da pedagogia empreendedora nos primeiros anos escolares. A instituição entende que esse tipo de protagonismos irá determinar o futuro do país.
A situação do Brasil hoje é de grave crise econômica, com muitos desempregados e pouca renda, mas é no momento de crise que as oportunidades são melhor identificadas e aproveitadas e, para não deixar a chance passar, esse conhecimento do empreendedorismo é essencial. Esse é o momento para encontrar novas soluções para problemas antigos e inovar, mas para isso é preciso um olhar diferente.
Essa mudança na cultura vem acompanhada de uma mudança nas atitudes, tirando as pessoas da zona de conforto para buscar novos caminhos. É esse tipo de atitude que se espera receber na faculdade e que precisa ser incentivada nas escolas, desde os primeiros anos.
É necessário implementar ações para essa geração que já esta no mercado de trabalho e um pensamento estratégico sobre as gerações que estão vindo. Para esse debate que a FACESM promove todas as famílias estão convidadas a participar. O objetivo é discutir como a escola e a família juntas podem desenvolver o comportamento empreendedor nas crianças.
Mais informações e inscrições para a FEMF no sitewww.facesm.brou pelo telefone (35) 3629 5705.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM