O secretário-geral da ONU, António Guterres, convidou oficialmente o Brasil na quarta-feira (22) a participar da missão de paz na República Centro-Africana (RCA) com 750 militares, afirmou o último comandante das forças militares das Nações Unidas no Haiti, o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro.
Em evento realizado nesta quinta-feira (23) no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), na capital fluminense, o general disse esperar que o Brasil aplique na República Centro-Africana as lições aprendidas em 13 anos de liderança militar da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH).
A RCA enfrenta desde 2012 uma guerra civil envolvendo ao menos dez grupos armados com diferentes motivações políticas e religiosas. Apesar de o envio de tropas ao país africano ainda depender da aprovação do Congresso e do presidente Michel Temer, o general estimou que os primeiros soldados sejam mobilizados já em março do ano que vem.
Segundo o comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Itajubá, Cel. Luis Eduardo Lira, está no planejamento da unidade o envio de militares atendendo a convocação do Exército. Os voluntários para a missão já estão sendo listados para o caso de necessidade de embarque dos militares da engenharia.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM / ONU