A idade média de vida do ser humano tem sido cada vez mais alta, ou seja, as pessoas estão vivendo mais, o período de velhice é mais longo. Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia da FEPI, Luis Henrique Sales, cada vez mais cedo as pessoas estão se preocupando com a questão fazendo da longevidade uma meta de vida. Mas há uma questão a ser resolvida: a qualidade de vida destas pessoas com idade avançada. Lembra o fisioterapeuta que aliada ao avanço da idade existe a funcionalidade.
“Com o passar dos anos o indivíduo perde um pouco das autonomias, sejam orgânicas, sociais ou em âmbito familiar e isso se deve a perda das funções. A fisioterapia entra justamente nesta questão, podendo ajudara recuperação da função ou minorar a perda das funções”.
Alimentação e exercícios físicos são importantes na manutenção de uma boa qualidade de vida, mas segundo Sales, o componente genético é determinante na forma como cada indivíduo envelhece.
O aumento do número de pessoas atingindo a terceira idade, aumenta a demanda de pessoas para cuidar desses idosos. FEPI está lançando um curso para formar especialistas em oferecer suporte a esta faixa da população. O curso de Fisioterapia especializado em Gerontologia é um curso de pós graduação oferecido aos profissionais já formados em fisioterapia. Tem a duração de 20 meses.
Mais informações podem ser obtidas na FEPI ou pelo site fepi.br
Assista ao vídeo com os detalhes da conversa com o coordenador do curso de Fisioterapia, Luis Henrique Sales.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM