Já no grupo da parte inferior da tabela, também chamado grupo do Z4, zona da degola ou zona de rebaixamento entre outras denominações, à movimentação é um pouco maior. Nas ultimas seis rodadas dez times estiveram nesta zona indesejada e incômoda.
Quando analisamos a movimentação dos times da parte de baixo da tabela, percebemos que existe uma verdadeira gangorra. Alguns clubes saem da zona de rebaixamento, mas não conseguem se sustentar e acabam voltando para a zona do desespero.
Isto deixa claro que a falta de um bom plantel promove grandes variações de desempenho em função de desfalques naturais em um campeonato extenso e muito competitivo.
Para se ter uma ideia do equilíbrio na parte inferior da tabela, todos os últimos nove colocados tem possibilidades de estar na zona de rebaixamento na próxima rodada e os quatros que estão atualmente nesta zona, poderão deixa-la tal como aconteceu com Botafogo e Flamengo nesta rodada, subindo para 12º e 14º lugares respectivamente, mas poderão voltar para a zona indesejada dependendo dos resultados.
Na hora do desespero até os clubes que jogaram os preços de ingressos nas alturas, desprezando os fieis torcedores, estão agora fazendo promoções para que a torcida ajude o clube a sair da degola. Isto tem ajudado a aumentar a média de publico que não são nada boas.
Independente se em cima ou em baixo, emoção é emoção.