Cerca de 40% dos negócios de impacto socioambiental do Brasil têm menos de três anos de fundação, e 70% deles são formalizados. É o que mostra um estudo da Pipe Social, que ouviu, no ano passado, 579 empreendedores da área. Para apoiar as iniciativas dos empreendedores sociais que atuam em Minas Gerais, o Sebrae e o NAAÇÃO promovem o Programa de Aceleração para Negócios de Impacto Social. A inscrição é grátis e pode ser feita até11 de março, no sitewww.sympla.com.br.Informações: 0800 570 0800,www.sebrae.com.br/minasgeraisouwww.naacao.com.br.
O programa tem como objetivos incentivar e orientar o desenvolvimento de negócios e projetos inovadores de impacto social, que têm se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento econômico sustentável. Podem se inscrever empreendedores, com ou sem CNPJ, que desenvolvam ou tenham um projeto ou negócio economicamente viável, baseado em uma solução voltada para resolver um problema social ou ambiental nas comunidades.
Serão selecionadas nove equipes para o programa de aceleração, previsto para ser realizado entre abril e julho deste ano, em Belo Horizonte. A participação dos selecionados será totalmente subsidiada pelo Sebrae Minas e o NAAÇÃO.
Durante o programa de aceleração, os empreendedores terão o acompanhamento de especialistas no desenvolvimento e aprimoramento do negócio ou projeto, por meio de consultorias, instrutorias, experiências e mentorias. Na fase final, participarão de bancas para a avaliação dos projetos e de encontros com agentes do mercado, entre investidores, empreendedores sociais e parceiros.
Etapas do programa
Características de um negócio de impacto social
Principais áreas de atuação dos negócios sociais no Brasil *
*Fonte: 1º Mapa de Negócios de Impacto Social e Ambiental – Pipe Social, junho 2017
Fonte: Sebrae